Uma escola diferente

Uma escola diferente

Dizem que o tempo voa… Não é que às vezes parece que voa mesmo? Em nossa vida, na correria do dia a dia, o tempo parece que nunca é suficiente para darmos conta de tantos compromissos.
O tempo é precioso, não para e não volta. E em relação aos filhos, então? É como se num piscar de olhos aquele bebezinho que era tão dependente, cresce, tornando-se uma criança falante, curiosa e cheia de perguntas.

Seres questionadores em formação, sendo influenciados por tudo à sua volta, explorando diversos assuntos relacionados ao seu universo infantil e ao mundo dos adultos. Curiosidade infantil que deixa alguns pais sem fala e espantados ao perceberem como seres tão pequenos podem fazem perguntas tão complexas, para as quais nem sempre sabem as respostas.
Hoje ainda me deparo com pais que, ao primeiro contato com a Evangelização Infantil, dizem buscar uma formação religiosa para seus filhos, mas principalmente respostas adequadas para questionamentos feitos pelas crianças. São pais conscientes, que percebem a necessidade de sanar as dúvidas de uma maneira coerente, acolhedora e amorosa.

 

Isto nos mostra o quanto se faz necessária uma parceria entre a casa espírita e a Escola de Pais, não somente para auxiliá-los na educação moral dos filhos, mas em prol do mundo, pois a educação baseada nos ensinamentos de Jesus, irá reverberar para além do lar e da família, na sociedade.

De acordo com o livro Vivência do Espiritismo Religioso1, podemos definir esta escola como um programa de estudo para a família. “Não é uma escola nos moldes convencionais, mas sim uma reunião fraterna, aberta a diálogos, sem pretensão de ser um curso espírita/doutrinador…”
Reunião com objetivos e específicos e definidos, visando à conscientização de pais e responsáveis sobre suas responsabilidades em relação ao espírito que lhes foi confiado por Deus.
Infelizmente algumas famílias ainda não se deram conta de seu papel de educadoras, não percebem o quanto sua presença é importante durante o processo de aprendizagem religiosa das crianças.
Uma das práticas no Centro Espírita Luz do Caminho (CELUCA) é divulgar, antes das preleções, os trabalhos de Evangelização Infantil, com os jovens (Pré-mocidade e Mocidade) e a existência da Escola de Pais. Através desta informação, muitas crianças e jovens têm sido trazidos à Evangelização.
Por isso é indispensável que todos os voluntários conheçam os trabalhos da casa e seu funcionamento. Mas, e se além de conhecer, alguns voluntários também pudessem vivenciar o que é a Evangelização e a Escola de Pais?
Pensando nisto, há dois anos começamos a convidar os voluntários e preletores do Centro para participar da Escola de Pais, conforme nosso cronograma, com temas e assuntos pertinentes à prática evangelizadora.
Esta tática vem trazendo resultados positivos, estreitando laços entre os voluntários e a comunidade, além da conscientização e do comprometimento dos pais com a Escola e, como consequência, o aumento na frequência das crianças.

Este é um exemplo de estratégia que deu certo. Quando um grupo de pessoas está integrado, unido num mesmo ideal de amor, a serviço de Jesus, a tarefa flui.
E assim aprendemos a caminhar com o outro. A vida é uma escola, um aprendizado contínuo e a cada passo, a cada movimento, somos chamados: “Aqueles que têm ouvidos de ouvir, ouçam” – disse Jesus.
Estejamos atentos e vigilantes. Na verdade, o tempo não voa, nós é que nos distraímos pelo caminho e, na maioria das vezes, não percebemos o tempo passar.
Não é uma questão de quantidade e sim de qualidade. Portanto, cabe a cada um de nós descobrir a melhor maneira de utilizar nosso tempo.
Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro
CE Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referência:
1 Conselho de Grupos Integrados, Vivência do Espiritismo Religioso. Editora Aliança, São Paulo – SP. Disponível em:
https://eroscommerce.com.br/images/catalog/2/10153.jpg