Caravana da Evangelização

Caravana da Evangelização

Quando soube que o tema da Evangelização de 2024 é A família seguindo as pegadas de Jesus, imediatamente me reportei a um passado não tão distante que teve significado imenso na minha vida, como na de todos que participaram de um projeto que fala exatamente sobre esse tema.

Sempre que fazemos o calendário anual para a Evangelização da nossa casa, procuramos, nas datas especiais, elaborar aulas que tenham um grande sentido e impacto na vida dos evangelizandos e de suas famílias. Foi assim que surgiu a ideia de fazermos, para o tema Páscoa, a nossa primeira Caravana da Evangelização.

Conversamos com os pais sobre o real sentindo da Páscoa, que é a transformação. Transformar o “homem velho em homem novo”, transformar sentimentos e atitudes, partilhar sentimentos bons. E que gostaríamos de partilhar esses sentimentos com as pessoas além-muros do centro espírita.

Confesso que era uma proposta nova e as pessoas ficaram um pouco assustadas, ou até receosas de saírem de sua zona de conforto, mas nossa proposta foi aceita e assim fizemos…

Combinamos com os pais para fazerem, em suas casas, mensagens edificantes, desenhos com as crianças e tudo que pudessem levar para oferecer ao próximo. O importante é que toda família se envolvesse nessa tarefa de amor.

Envolvemos também a Pré e a Mocidade, jovens cheios de energia e criatividade, que fizeram cartazes, mensagens e, com sua alegria contagiante, também levaram música para nossa caravana. Enquanto nós, evangelizadores, também envolvidos, confeccionamos flores, cartazes e mensagens para que pudéssemos somar com as famílias.

Chegado o grande dia, dia da evangelização, sábado pela manhã, estávamos todos muito ansiosos, pois não sabíamos como seria dali em diante. Fizemos uma prece em conjunto e ressaltamos o significado de estarmos ali juntos em uma tarefa de amor. Lá fomos, caminhando até uma praça próxima a nossa casa espírita. Escolhemos um local perto e de fácil acesso, para que todos pudessem ficar mais tranquilos nessa missão.

Assim começamos o trabalho… Aos primeiros sinais de pessoas passando, as crianças corriam na praça (criança é pura, para elas tudo é festa e alegria), entregavam mensagens ou desenhos e as pessoas de pronto se assustavam. Nós, ao lado, tentando organizar o evento, apenas dizíamos que elas só queriam dar uma mensagem, mais nada. Aí as pessoas relaxavam e aceitavam, olhavam para as crianças com ternura e sorriam! Bingo! O trabalho estava sendo concretizado.

A partir dali começou uma explosão de alegria e incentivo. Os pais se envolveram de uma maneira grandiosa, corriam mais que as crianças, querendo que suas mensagens chegassem para quem passasse.

Vimos pais de mãos dadas, em família, distribuindo sorrisos, flores, desenhos e abraços afetuosos. Vimos os jovens com mãos gigantes e cartazes de abraços grátis, abraçando quem por ali passava. Vimos pessoas com olhares curiosos, pessoas sérias, em passos largos para o trabalho ou para seus afazeres, abrirem grandes sorrisos. Vimos algumas que, com certeza, pela manhã, já estavam com pensamentos preocupantes sobre o dia que poderiam ter. Olharam para nós, ou melhor, para as crianças e suas famílias, tão disponíveis para elas, e seus olhos ficaram marejados de lágrimas.

Vimos famílias seguindo as pegadas de Jesus… Vimos AMOR!

Chegado o momento do retorno, quando as mensagens já tinham acabado e só tínhamos nosso calor humano, ninguém queria sair dali. Estávamos todos em êxtase, emocionados e com o coração cheio de luz.

Voltamos para nossa casa, ainda emocionados. Fizemos uma grande roda e a linda poesia que o Mestre nos ensinou: Pai Nosso. Em seguida, o lanche da partilha!

Foi uma experiência única, transformadora, com certeza, em todos os corações que estavam ali naquele momento. Foi lindo, foi partilha, foi Páscoa!

Jesus esteve presente em cada momento. Aliás, em todos os momentos Ele estava e estará sempre. E nós continuaremos seguindo suas pegadas… sempre, sempre e para sempre!

Claudia Inês da Silva de Sá

Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba