Vínculos

Vínculos

Neste ano de 2024 o tema da Evangelização Infantil é

A família seguindo as pegadas de Jesus

Nosso objetivo com este tema é a reflexão sobre o papel da família na Evangelização das crianças. E também sobre o acolhimento que deve ser dado a ela, não apenas na Evangelização, mas quando comparece na casa, seja na Assistência Espiritual de Adultos, seja na Escola de Aprendizes do Evangelho.

Nesse sentido, assisti à gravação da live Vínculos afetivos e espirituais entre pais e filhos1, publicada no canal RAETV (Rede Amigo Espírita TV). Nela, o psicólogo João Alberto, do Rio Grande do Sul, fala sobre a função primordial da família junto às crianças: a construção de vínculos sócio-afetivos, que ajudarão a criança em sua evolução, tanto física como espiritual. Para isto, os vínculos “de sangue” não tem importância. Ele apresenta diversos pontos da codificação e de obras complementares, como as questões 383, 203, 207 de O Livro dos Espíritos e o capítulo 14, item 8, de O Evangelho segundo o Espiritismo.

O palestrante também abordou diversos cuidados que precisam ser tomados, em cada faixa etária, levando-se em conta o desenvolvimento da pessoa (físico e espiritual). Vale a pena assistir à gravação.

Ao nos falar sobre a importância dos vínculos sócio-afetivos, João Alberto lembra que: “a verdadeira evolução não é individual, ela é coletiva. Aquele que está aqui do meu lado é meu irmão, ele é meu pai, ele é meu filho. Como alguém pode querer ir adiante, evoluir e deixar os seus para trás? […] Entretanto, mesmo que não tenhamos filhos, mesmo que os nossos filhos, naquela encarnação, estejam bem, e os outros? Todos estamos ligados num princípio coletivo de evolução, e esses vínculos vão se fortalecer por essas questões afetivas.”

Concluo com a lembrança da mensagem 139 do livro Fonte Viva, em que Emmanuel diz, ao final:

Se tens notícia do Evangelho, no mundo de tua alma, prepara-te para ajudar, infinitamente…

A Terra é a nossa escola e a nossa oficina.

A Humanidade é a nossa família.

Cada dia é o ensejo bendito de aprender e auxiliar.

Maria Filomena Cordeiro Lopes

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

Referências:

1 Vínculos afetivos e espirituais entre pais e filhos