PROERD na Casa Espírita

PROERD na Casa Espírita

 Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela.

Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa (…) a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito1.

Aprendemos que o corpo é um instrumento do Espírito. Encarnado, o Espírito tem a oportunidade de aprender, se corrigir e reparar para progredir.

Infelizmente nos esquecemos de valorizar nosso corpo, negligenciamos nossa morada e nem sempre nos atentamos ao que ingerimos ou consumimos neste mundo.

Pensando nisto decidimos abordar, na Escola de Pais da Pré-mocidade, o tema dr*gas lícitas (aquelas permitidas por lei, que são compradas praticamente de maneira livre e seu comércio é legal) e dr*gas ilícitas (cuja comercialização é proibida pela justiça, também conhecidas como “dr*gas pesadas” e que causam forte dependência).

No intuito de trazer maiores informações em relação à proximidade das substâncias psicoativas no cotidiano de crianças e jovens, optamos por solicitar o apoio da Polícia Militar do município de Taubaté-SP e dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Educacional de Resistência às Dr*gas e à Violência – PROERD.

O que seria uma aula se transformou em uma palestra, tamanha a seriedade do tema. Programada pela Escola de Pais da Pré-mocidade, com o apoio da diretoria do Centro Espírita Luz do Caminho, o convite à palestra foi estendido a todos os voluntários e assistidos da casa.

O programa PROERD é uma parceria entre Polícia Militar, Escola e Família, com o objetivo de evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas dr*gas existentes em nosso meio, conscientizando também sobre a questão da violência e suas consequências.

Para as aulas é utilizado o livro Caindo na Real. O currículo, projetado e fundamentado na teoria de Aprendizagem Socioemocional é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas por um policial militar fardado, nas escolas Estaduais e particulares.

Ao final do semestre os alunos ativos no programa participam de uma formatura onde recebem o “Diploma PROERD”.

A palestra foi proferida pela policial Dayane Lopes Cardia, que abriu espaço para a participação dos presentes, em caso de dúvidas ou comentários. Também foi transmitida ao vivo, via Facebook do centro CELUCA2.

Aqui compartilhamos alguns apontamentos importantes da palestra:

– Lembrar da importância do desenvolvimento do diálogo com a criança, desde o berço;

– Prestar atenção ao comportamento da criança e do jovem que se isola em casa o tempo todo;

– Atentar aos conteúdos acessados pelas crianças e às mensagens inseridas nos sites;

– Incentivar a prática de esporte que desenvolve a autoconfiança e autoestima;

– Lembrar que pais e responsáveis são espelhos para os filhos;

– Incluir na rotina um tempo de qualidade com os filhos;

– Respeitar os filhos e ouvi-los sempre;

– Observar que é importante que as crianças e os jovens tenham uma orientação religiosa.

Estas são algumas orientações que visam levar os pais e responsáveis a refletir sobre o compromisso com a educação consciente, as lições através dos exemplos e do amor.

Foi um grande aprendizado. A prevenção e o combate no uso de dr*gas não são atos isolados. É preciso conscientização, parcerias e a contribuição da sociedade.

Alguns pais se comprometeram a levar o programa PROERD para a escola de seus filhos e solicitaram também o retorno do PROERD no Centro, mas desta vez para ministrar uma aula com os adolescentes e jovens.

 

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

CE Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

Referências:

¹ KARDEC, Allan, O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, Sede Perfeitos, item 11.

2 Disponível em: https://www.facebook.com/share/v/yJB3usVcorZ2myNp/?mibextid=xfxF2i