O Livro dos Pais

O Livro dos Pais

A vida em família é uma oportunidade que não deve ser descuidada e nem desperdiçada.1

Joana de Angelis

Sempre ouvimos comentários sobre a importância da Evangelização Infantil nos Centros Espíritas, o quanto é importante as crianças receberem uma orientação religiosa desde pequenas, o quão grande é a responsabilidade, quando assumimos o compromisso de recebermos em nossas vidas espíritos milenares, que reencarnam trazendo suas vivências, tendo a oportunidade de evoluir no seio familiar.

A partir do momento em que os casais decidem formar uma família, as mudanças começam a ocorrer. Há todo um planejamento e preparo para a chegada deste novo membro familiar. Insegurança, ansiedade e expectativa acompanham este período. Tornar-se responsável por conduzir uma criança durante o seu desenvolvimento requer, além de amor, diálogo, tempo, dedicação, escolhas, entre outras coisas.

Hoje falaremos um pouco sobre o livro de apoio à Escola de Pais, que tem entre seus objetivos conscientizar os pais de seu papel de educadores, além de propiciar a eles a revisão de seus próprios conceitos e atitudes.

O livro dos Pais2, apoio à Escola de Pais, possui os volumes I e II, elaborados pela Equipe de Apoio à Evangelização Infantil.

Nos livros são abordados temas com várias sugestões de desenvolvimento das aulas, propostas para motivação inicial, textos mediúnicos psicografados por integrantes do Centro Espírita Caminho da Redenção (Regional São Paulo Centro).

O encerramento das aulas foi elaborado com a finalidade de levar os pais a uma reflexão, a buscar alternativas, embasados em suas próprias vivências, expostas no decorrer do encontro.

Este é um rico material que pode e deve ser usado por todos aqueles que buscam meios de incentivar a ação conjunta evangelizadora entre as Casas Espiritas e as famílias.

Acolhendo os pais e as crianças, os Centros Espíritas tornam-se uma extensão do lar, auxiliando nos desafios cotidianos, amparando a tarefa evangelizadora, fortalecendo os vínculos familiares e a conscientização da transformação moral intima do Ser.

Ao abraçarmos o trabalho voluntário com as famílias, passamos a contribuir com a sua conscientização, conforme a questão 208 do Livro dos Espíritos:

Os Espíritos dos pais não exercem influência sobre o do filho, depois do nascimento?

– Uma influência muito grande (…), os espíritos dos pais têm como missão desenvolver os dos seus filhos pela educação; é para eles uma tarefa: se falharem serão culpados.3

Amor a Jesus, à causa do Mestre e ao próximo é o que nos move a continuar nesta jornada, na esperança de fazer parte da construção de um Ser mais espiritualizado e de um mundo melhor.

Estamos a caminho. O olhar e a dedicação para a criação de O livro dos Pais é o início e mostra o quanto estamos amparados espiritualmente e fraternamente.

Assim como são propostos cursos e aprimoramentos para evangelizadores, deixo uma sugestão para reflexão de todos os envolvidos na divulgação Doutrinária Espírita: Que sejam planejadas e implantadas ações e orientações para amparar aqueles que se dedicam a complementar os trabalhos de Evangelização Infantil, através da Escola de Pais.

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

Centro Espírita Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

Referências:

¹Divaldo Pereira Franco, S.O.S. Família /Diversos Espíritos, Livraria Alvorada, 1994.

2Autores diversos, O Livro dos Pais, Editora Aliança. Os volumes 1 e 2 encontram-se disponíveis em:

https://aliancalivraria.com.br/produto/103170/livro-dos-pais-o

https://aliancalivraria.com.br/produto/112799/livro-dos-pais-o–vol-ii

3Allan Kardec – O livro dos Espíritos, questão 208.