Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente

Anualmente, como parte do planejamento do cronograma de atividades anuais voltado a nossa Evangelização, procuramos alinhar aos temas ali propostos as datas comemorativas previstas no Calendário de Eventos Anual (anexo) do nosso centro espírita – Celuca – Centro Espírita Luz do Caminho, em Taubaté / SP. Ressaltando, porém, que as celebrações a serem realizadas buscam sempre enfatizar o caráter educativo, social, preventivo e de transmissão dos valores das datas a comemorar e não o de cunho sazonal (utilizado pelo mercado). O que queremos é, sempre que possível, contribuir para a formação do Homem de bem, a partir dos ensinamentos da Doutrina Espírita.

Dentre as datas previstas a serem comemoradas está o dia 07/06/2025, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. Um dia de intensas ações mundiais, de chamamento a todos nós pela preservação da nossa casa, o Planeta Terra. Sim, nos esforços diários pela preservação do meio ambiente urge a tomada de atitudes sustentáveis por todos nós. Adotar práticas cotidianas que minimizem o impacto ambiental, por todas as catástrofes naturais que corriqueiramente presenciamos, é corrida contra o tempo, como bem escreveu André Trigueiro em seu livro Espiritismo e Ecologia, capítulo 26, “experimentamos há tempos uma crise ambiental sem precedente, o que exige, para ontem, (…) um comprometimento maior de todos nós em favor da vida em suas múltiplas resoluções”.

E esse é o chamado do Espiritismo para nós – o que podemos “fazer hoje para evitar que a chegada do mundo de regeneração seja acompanhada de um sombrio legado ambiental.”1

No planejamento do ano passado, para nos engajarmos nos esforços diários de preservação do meio ambiente, lançamos, a partir do encontro semanal da nossa evangelização (do maternal ao intermediário), o projeto: CENTROS ESPÍRITAS PARCEIROS DO PLANETA EM REGENERAÇÃO (anexo). Seu objetivo geral é despertar a consciência ambiental e a mudança de atitude nos centros espíritas do município, através de esforços diários pela preservação do meio ambiente, envolvendo voluntários, evangelizandos, jovens da pré e da mocidade, assistidos e pais (vide projeto anexo).

Para o corrente ano, ao lançar mão da busca na rede por informações sobre o tema Educação Ambiental, me deparei com o título de um livro que aguçou a minha mente: O Grito da Terra2. Para minha alegria lá estava ele, André Trigueiro, com uma parceria incontestável, Adeilson Salles, garantia de escrita responsável e cheia de oportunidades para angariar frutíferos conhecimentos.

Não titubeei. Pesquisei, adquiri e li. Pensei em usar o enredo do livro para elaborar uma peça teatral (anexo) e apresentá-la numa aula conjunta (pais, evangelizadores e evangelizandos), como atividade alusiva ao dia do Meio Ambiente. Ideia apresentada aos evangelizadores e avalizada por eles. Mãos à obra!

Entre tropeços e improvisações de última hora (mas qual produção teatral não passa por isso?) estreamos. E a receptividade da plateia foi para além da escuta ativa esperada, pois tornou-se uma apresentação interativa, já que as crianças tomavam a palavra, perguntavam e nos davam explicações totalmente coerentes sobre o tema apresentado.

No final do encontro, a apreciação positiva da pequena apresentação assistida saltava aos olhos das crianças e dos pais ali presentes.

Corpo, olhos felizes, agradecimentos e muitas risadas soltas nos diziam da satisfação pela atividade pensada e levada a efeito pela nossa equipe, da disposição para entender e praticar a importância de cuidarmos da nossa casa planetária, isto é, de manter “olhos de ver e ouvidos de ouvir”.

– Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! (Mateus 13:9)

– Vendo, eles não veem e, ouvindo, não ouvem nem entendem. (Mateus 13:13)

– Felizes são os olhos de vocês, porque veem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem. (Mateus 13:16)

 

Ivete Campelo Andraus

Centro Espírita Luz do Caminho

Regional Vale do Paraíba

Referências:

1 TRIGUEIRO, André. Espiritismo e ecologia. Brasília / DF: FEB Editora, 2017

Disponível em https://www.aliancalivraria.com.br/espiritismo-e-ecologia-novo

 

2 SALLES, Adeilson S. e TRIGUEIRO, André. O grito da Terra. Catanduva /SP: Infinda Editora, 2023

Disponível em https://www.aliancalivraria.com.br/grito-da-terra-o

 

Anexos:

Calendário Eventos Celuca

PROJETO Educação ambiental nos centros espíritas

TEATRO EVANGELIZAÇÃO DO CELUCA – O grito da terra

One Thought to “Dia Mundial do Meio Ambiente”

  1. Sergio

    Muito bom
    Se não fizermos nada não vai sobrar planetas para os eleitos que ficarão na Terra.

Comments are closed.