Visita fraterna, Evangelização ultrapassando fronteiras

Visita fraterna, Evangelização ultrapassando fronteiras…

Quem vivencia o trabalho da Evangelização sabe exatamente como é complicado receber crianças sem evangelizadores suficientes ou ter um bocado de evangelizadores sem crianças para atender.

Conversando sobre isso com outras evangelizadoras da regional SP Leste, surgiu o desejo de uma visita fraterna.

Qual seria o objetivo principal desta visita fraterna? Ser fraterno, mesmo. Ir visitar a casa confrade para diferenciar o dia, com troca de experiências e vivências entre evangelizadores e evangelizandos.

O intuito é simples: conhecer o trabalho de Evangelização na casa visitada, mostrar um pouco do que a gente faz em nossa casa, dar oportunidade para que as crianças façam novas amizades, convidar as crianças para conhecer nossa casa e, se possível, trocar um pouco mais de experiências, com as aulas de Evangelização. Assim um evangelizador da minha casa poderá, um dia, trocar de aula com um evangelizador da casa visitada, simples assim!

Nossa primeira visita foi no domingo, 28/05/2023. Consegui com que algumas famílias fossem conosco, diga-se de passagem, uma pequena aventura (rs). Isto representou um número maior de crianças que frequentam a casa que fomos visitar e daí já começa a diferença do dia.

Marcamos cedinho na nossa casa, preparamos um cafezinho simples antes de ir. Sabe quando você está ansioso para visitar um(a) grande amigo(a)? Pois é, nos sentimos assim. Visitar a casa de uma(um) grande amiga(o) e sim, foi isto mesmo que sentimos quando chegamos lá no CEAE Jardim Marilia /SP.

O combinado era que eles preparassem a aula como fazem normalmente e nós participaríamos com as crianças.

Um dia de evangelização diferente. – Foi esta a fala de uma mãe que foi conosco.

O tema trabalhado foi muito pertinente: “AMIZADE”. Foi isto mesmo, fizemos amizade, houve a troca com as crianças… Hummmm, o acolhimento deles é diferente do nosso… Prece, motivação, história, fixação, encerramento… Foi muito bacana a atividade do chapéu e saí de lá pensando: vou usar. Gente de Deus!!! Que delícia! Que maravilhoso poder trocar estas experiências!

Porém o mais incrível foi poder observar como nossas crianças estavam confortáveis. Reforçou-se meu sentimento e minha certeza de que eles sabem o que significa Evangelização Infantil, mesmo estando em outra casa. Cabe-me dizer o quanto fiquei impressionada ao perceber como as crianças do CEAE Vila Nhocuné se sentiram à vontade, superconfortáveis no ambiente Evangelização Infantil do CEAE Jd. Marília.

Falando em ambiente… Isto me fez recordar de um grande aprendizado que tive ainda na Escola de Aprendizes, muito tempo atrás, numa aula sobre o que é Aliança Espírita, mais ou menos assim:

A ideia de Aliança é que ao visitar outra casa, em outro local, Estado ou país, você se sentirá bem, porque encontrará os mesmos propósitos e os mesmos ideais.

De fato, encontramos tudo isto.

Quero acrescentar que nossas crianças, como sempre, nos ensinam muito. São valentes, curiosas e receptivas. Foi perguntado a uma delas:

– Você sabe o que é empatia?

Sei, sim, tia, empatia é saber se colocar no lugar do outro.

Vejam, foram a um lugar desconhecido, sem saber o que estava por vir e se sentiram muito à vontade. Foi muito tranquilo para elas estarem ali.

Percebi no olhar de cada uma a vontade de se expressar dizendo:

– Estou acostumada com a Evangelização, sei fazer esta prece, sei fazer amizade, eu também sei fazer as vibrações.

As crianças da nossa casa, indiretamente, contaram para as crianças do Marília:

– EU frequento uma casa que também ensina a fazer o bem e ser do bem, como vocês.

Tenho comigo que aproveitaram muito. Em muitos momentos percebia sorrisos, tranquilidade e disposição para ouvir.

Para finalizar este dia tão mágico, um pouco antes de encerrar com as vibrações, perguntei a elas:

– Vocês sabem quem está passando por aqui?

A resposta coletiva foi imediata: JESUS!!!

– Ah, entendi! Então é isto? Jesus Cristo está passando por aqui?

– Sim!!!!

Então pudemos oferecer um pouco mais da nossa alegria cantando a música Jesus Cristo está passando por aqui. Foi incrível poder firmar este sentimento junto às crianças, que são tão cheias de vida e alegria. Foi muito mágico vivenciar esse ideal fraterno e amoroso chamado Aliança Espírita Evangélica.

Vibro muito por mais visitas fraternas como esta.

 

Maria Eliana Vieira

CEAE Vila Nhocuné

Regional SP Leste