Vai ter “sprito” no sábado?

Vai ter “sprito” no sábado?

Para contar a história da nossa Evangelização, é preciso que eu dê uma pincelada na história do Centro Espírita.

Inauguramos o Centro Espírita Alvorecer de um Novo Dia, à Rua Pôncio Araújo, 898 – A, Centro – Penalva / MA, no dia 1º de abril de 2020 sem público encarnado. E assim continuamos até final de agosto de 2021.

Certo dia de agosto de 2021 voltava para casa, após sair de uma tarde de estudo no Centro Espírita, entristecida, pois havia mais de um ano que palestrávamos todas as segundas-feiras, porém, de público encarnado, somente eu e minha prima. Só nós duas, no estudo das obras de André Luís às quartas-feiras, até hoje.

Nesse estado d’alma, pensando no que fazer, nunca cogitamos fechar as portas, por nos lembrarmos da história de Chico Xavier, guardadas as devidas proporções. Nesse caminhar, no meu cismar, já chegando à rua onde moro, seguia de cabeça baixa, quando ouço:

– Dona Maria! Dona Maria!

Levanto a cabeça e olho; quatro crianças vêm correndo ao meu encontro de braços abertos, me abraçam e começam a tagarelar, sorrio com elas e sigo meu caminho.

Quando conto a história para minha prima, esta disse:

– É isso!

– Isso o quê? – Perguntei.

– Evangelização!

– O quê? Sempre corri da Evangelização Infantil, não sei nada.

– Eu também não, mas acho que é isso.

– Vou pensar… Temos que planejar… – Respondi-lhe.

– Não, vamos marcar a data pra começar, se tu for planejar, não sai nunca!

Assim, marcamos para começar dia 14 de setembro de 2021.

Fui à casa das crianças que me abraçaram, pedir aos pais que as deixassem frequentar a Evangelização do Centro Espírita. Conversei com outros pais, todos da minha rua, e assim, no dia 14 de setembro de 2021 iniciamos a nossa Evangelização Infantil com 13 crianças, sem sabermos patavina.

Fomos pesquisando aqui e ali, e adaptando à nossa realidade, até quando uma amiga do Grupo Espírita Anjo Ismael, de São José dos Campos, me mandou convite para o primeiro Curso Online de Evangelizadores da Infância.

Hoje temos 43 crianças e adolescentes matriculados. A faixa etária é de 3 a 15 anos. 90 % das nossas crianças são filhas de pescadores artesanais, a maioria delas levanta por conta própria para vir. Os pais ficam dormindo e nós seguimos…

As 13 crianças que começaram foram convidando as outras. Hoje digo:

– Não temos mais espaço, não convidem sem falar comigo!!!

Meu trabalho é visitar a família e preencher a ficha.

As crianças só faltam quando estão doentes, ou quando não têm chinelo para vir porque rebentou a alça. Quando têm sapato de escola, calçam e vêm. Quando não têm, não tem jeito.

Tem um porém: sou eu quem busco as crianças a pé, de casa em casa, as trago para o Centro Espírita e as levo de volta. No inverno é mais complicado, mais penoso o trajeto, trinta minutos de caminhada. Outro porém: metade das crianças que vêm ao Centro Espírita no sábado, no domingo está com a Bíblia embaixo do braço, indo para a Igreja Evangélica. Mas somente uma saiu, a mãe se tornou evangélica e a filha agora vai com ela à igreja.

Assim seguimos até hoje, com nosso público infantojuvenil. Sem público adulto nas preleções.

Ah! Quando passo na rua perguntam: Vai ter igrejinha no sábado? Ou, vai ter “sprito” no sábado?

O convite aos pais é permanente. Tentamos fazer grupo de pais, ainda não vingou. Agora nossa proposta é o Evangelho no Lar, começando na casa dos adolescentes.

Eis a história da nossa Evangelização.

Maria do Desterro Costa

Muriel Margareth Costa Gama

CE Alvorecer de um Novo Dia

Penalva / Maranhão