Um livro, um tema, muitas possibilidades
Um livro, um tema, muitas possibilidades
Para além das telas digitais1, de Lucia Moysés, é um livro que traz uma abordagem muito útil para pais, evangelizadores, dirigentes de Pré e de Mocidade.
Temos visto muitos artigos e opiniões sobre o assunto “telas digitais”, apontando os problemas que podem surgir do uso excessivo, como por exemplo, o cyberbullying e as questões relacionadas com a aprendizagem.
O livro em questão vai além:
Como a proposta do livro é ir além dessa temática, sublinhamos a diversidade de assuntos atuais, analisando-os sob a ótica espírita1. (pag. 10)
Lemos, entre outros, alguns tópicos que tratam dos valores morais, do sentido da vida, da missão dos pais, de como encarar os momentos difíceis.
Em cada “tópico” há vários textos que ajudam a refletir sobre muitas questões que estão por trás do uso de telas.
Os textos invariavelmente partem de uma história, uma experiência vivida pela autora, ou de seu conhecimento. Esse modo de escrever, partindo de histórias, é fantástico. Permite-nos uma compreensão maior, a partir da identificação, torna a explicação muito mais compreensível e nos ajuda a fixar na memória.
Dentre muitas, deixo aqui as impressões sobre uma, em particular, intitulada Confiar sem duvidar. É a história do encontro entre a autora e uma menina que vendia balas, num parque de diversões, que demonstra a confiança total da criança nos adultos. As crianças, como a pequena Jennifer, confiam nos adultos. Faz parte do seu desenvolvimento, primeiro a confiança nos pais, que posteriormente se estende para os demais. Como podemos construir uma sociedade na qual seja seguro que as crianças confiem? Podemos estender esta reflexão para o mundo virtual, também.
A cada texto, a cada história, eu fui imaginando possibilidades de uso na Escola de Pais e até com as crianças e jovens. O livro é uma fonte substancial de material de apoio às aulas.
E, como a formação continuada de evangelizadores é imprescindível, vale a pena a leitura e discussão de Para além das telas digitais. Semanalmente, durante a reunião final do trabalho, o estudo pode render o aprendizado para a reforma de cada um. E também servir de base para um sem-número de aulas. Que tal?
Maria Filomena C. Lopes
Equipe de Apoio à Evangelização Infantil – AEE
Referência:
1 MOYSÉS, Lucia. Para além das telas digitais, 4ª reimpressão, julho de 2024, Capivari, SP, Editora EME.
Disponível na Editora Aliança: PARA ALEM DAS TELAS DIGITAIS | Aliança Livraria