Escola de pais – a experiência de uma mãe

Escola de pais – a experiência de uma mãe

Quando se trata de Escola de Pais na Evangelização Infantil, sou um pouco suspeita em falar, acho esse trabalho maravilhoso e superimportante, pois é na Escola de Pais que nós, pais da Evangelização Infantil, recebemos o amparo e o suporte necessário para auxiliarmos na evangelização dos nossos filhos.

Comecei a participar da Escola de Pais há aproximadamente 12 anos, na primeira turma da casa que frequento. Éramos dois pais e o dirigente, que também participava como pai. Foi numa época em que eu tinha muita dificuldade na orientação dos meus filhos e muita dúvida em relação à educação, não apenas material, mas também espiritual. Como encaminhá-los nessa longa trajetória que os aguardava nas suas caminhadas? E foi ali que recebi o acolhimento e pude trocar experiências com aqueles dois pais.

Os temas propostos semanalmente sempre me fizeram refletir muito sobre o que eu queria, não apenas para mim, mas também para os meus filhos.

Aos poucos nossa turma foi crescendo, muitos pais chegando e as experiências e trocas foram ficando cada vez mais interessantes. Sempre tivemos pais de todas as faixas etárias, desde o Maternal até a Mocidade. De repente, uma hora de encontro semanal começou a parecer pouco tempo, pois sempre saíamos com a sensação de quero mais, de que estávamos nos tornando uma grande família.

Como aprendemos na Escola de Aprendizes, nossos encontros eram quase como os momentos de Vida Plena, o ambiente se tornara de ameaça zero, um ambiente renovador das nossas energias. Ríamos juntos e também chorávamos ouvindo as dificuldades daqueles que, naquele momento, faziam, sim, parte da minha família.

O mais interessante nesses encontros é que não são apenas para os pais, e sim para toda a família. É realmente muito bom quando temos em sala vovôs, vovós, titios e titias. A troca se torna ainda mais intensa, pois são tempos vividos de forma diversa, experiências diferentes. Com isso os encontros ficam ainda mais ricos.

 

 

Para auxiliar nos encontros das Escolas de Pais, a Aliança Espírita Evangélica disponibiliza, aos dirigentes deste trabalho, dois livros de apoio¹ que trazem textos e dinâmicas que podem ser aplicados em cada reunião. Esses livros auxiliam bastante para direcionar as conversas e apoiar ainda mais os pais na escolha do melhor caminho para educar seus filhos.

 

Também é legal fazermos uma pesquisa com os pais sobre as dificuldades encontradas e o que eles gostariam de debater em grupo. Assim podemos auxiliar nas dificuldades que aparecem no nosso dia-a-dia.

Precisamos nos lembrar de algo muito importante: não existe a Escola de Pais sem a nossa querida Evangelização Infantil, esses dois trabalhos estão interligados e funcionam lado a lado, um fortalecendo o outro. Quando alguém perguntar como iniciar um trabalho de Escola de Pais, precisamos ter em mente que primeiro iniciamos a Evangelização Infantil e os encontros com os pais são uma consequência deste. Não podemos nos esquecer de que este é o trabalho mais importante da Casa Espírita, pois a evangelização do ser começa no berço.Se sua Casa ainda não tem a Escola de Pais, pode começar com reuniões de Pais e Evangelizadores, com uma frequência, no mínimo, trimestral, em dia e hora que se possa reunir a maioria dos pais. Os pais podem ser convidados para que venham ao Centro participarem de um encontro com os evangelizadores e conheçam o trabalho desenvolvido semanalmente com as crianças. As reuniões sempre iniciam com uma preparação breve, com prece. A programação pode conter: uma palestra sobre assunto de interesse educacional prático e muito simples, que esteja ao alcance do entendimento e do tempo de que se dispõe; diálogo e participação de todos; além de música; apresentação artística e, quando possível, um pequeno lanche. Sugerimos duas horas como tempo máximo para esses encontros. ²

 

Precisamos aprimorar nosso cuidado com os pequeninos e, como consequência, teremos os queridos pais nos nossos encontros. Com isso vamos fortalecendo toda a família na caminhada para nosso melhoramento moral e espiritual.Que possamos seguir nos evangelizando, auxiliando na evangelização dos pequeninos e de suas famílias que, de uma maneira ou de outra, chegam até nós das mais diferentes formas, pelos mais variados caminhos apresentados pelo Nosso Mestre Jesus, que nos guia e nos fortalece para auxiliarmos sempre na Evangelização do Ser.

 

 

Ana Carolina Flor Lopes da Silva

CE Chico Xavier / Curitiba-PR

Regional SP Centro

 

¹ O livro dos pais, volumes 1 e 2, podem ser adquiridos na Editora Aliança:

http://www.editoraalianca.com.br/

² Para maiores detalhes sobre reunião de pais e evangelizadores, consulte o livro Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, 3ª edição, 2021, Editora Aliança.