Trevo 521 o esportador de luz

A migração de povos faz parte da História humana desde o início da civilização. Na Idade da Pedra, os homens migravam para sobreviver, em busca de alimentos e melhores condições climáticas. Na História recente, as migrações continuam: muitos partiram para novas terras em busca de oportunidades profi ssionais, novas experiências e até mesmo fugindo de guerras e perseguições políticas e religiosas. E, junto com as pessoas, migram as ideias.

Muitos brasileiros partiram rumo ao exterior e levaram o Espiritismo para novas nações. Lá fora, a nossa religião é menos conhecida. Afinal, o Brasil é o Coração do Mundo, a Pátria do Evangelho. Cabe, portanto, a nós, brasileiros, a missão de “exportar” a luz do Espiritismo. A edição de Julho-Agosto de 2023 de O Trevo tem como tema central o desafio de levar o Espiritismo para novas nações. As reportagens de Capa foram elaboradas em parceria com a Equipe de Apoio ao Exterior da Aliança.

O primeiro texto aborda a importância de o movimento espírita no Brasil desenvolver esforços para a exportação do Evangelho. Na sequência, O Trevo traz uma reflexão sobre a importância das traduções de livros espíritas e a necessidade de mudanças internas nos Discípulo de Jesus.

Reunimos ainda 25 curiosidades sobre as atividades da Aliança no exterior. A maioria das informações foram retiradas de edições antigas de O Trevo. Trazemos também uma sequência de relatos da criação de grupos espíritas em Cuba, na República Dominicana e no Canadá, e fechamos com uma refl exão de como podemos nos organizar para ampliar a expansão internacional do Espiritismo.
Olhando também para aqueles que vieram de longe para o Brasil, publicamos uma entrevista com Nobuko Miyashiro, que conta a experiência de uma família de imigrantes japoneses que conheceu o Espiritismo no Brasil. Além disso, O Trevo traz uma resenha do livro Cosmos, de Carl Sagan, um visionário que popularizou a astronomia e a astrofísica no mundo. Fizemos um paralelo entre conceitos laicos científi cos de evolução do planeta com o espiritismo. Vale muito a leitura!

Esta edição contém ainda um alerta aos pais sobre o excesso de uso de celular e a necessidade de dar atenção às crianças e um esclarecimento sobre os critérios mínimos para um voluntário ser dirigente de uma Escola de Aprendizes do Evangelho. E, por fi m, uma novidade: a partir desta edição abrimos espaço para a publicação de charges e poesias em O Trevo.

clica aqui para acessar o pdf do trevo    

ou acesse a leitura digital multilingue  aqui

Boa leitura! Equipe O Trevo