Bode Espiatório

Colocar a culpa em alguém é tão antigo como a humanidade, iniciou lá com adão e Éva

LUCAS 14

16 Jesus, porém, lhe disse: Certo homem dava uma grande ceia, e convidou a muitos.

17 E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado.

18 Mas todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; rogo-te que me dês por escusado.

19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me dês por escusado.

20 Ainda outro disse: Casei-me e, portanto, não posso ir.

Lucas relata a parábola dos convidados para a ceia, foram convidados por serem os que estavam preparados; eram os escribas conhecedores da lei, eram os sacerdotes que guardavam a religião e os rituais, eram os fariseus de modo geral que conheciam a lei. Porem eles arrumaram uma desculpa para não ir, na festa que festa é essa? É o convite que Jesus faz a todos nós todos os dias. para ir nesta festa é preciso estar vestido com as vestes espirituais, que é construída com material valioso, humildade para reconhecer erros e enganos e pedir desculpa, compreensão, paciência, amor, benevolência. Indulgencia, aceitação.

Ora o que vem a ser desculpa. O radical des, vem em muitas palavras inverter o que a raiz da palavra esta trazendo. Como a desconstrução, o desespero, o despacho, desiludido, descuidado, desamor, despreparado e etc… no caso da desculpa, livrar se da culpa.

Na parábola citada os convidados não poderiam se desculpar, pois eram os conhecedores da lei.

  • Quanto mais conhecimento mais responsabilidade,
  • Muitas vezes tentamos nos desculpar, mas no fundo carregamos o peso da culpa por termos consciência do que era certo a fazer.

A desculpa em duas conotações importantes em tempos diferentes.

  1. É aquela que pedimos a outro que nos desculpe por algo que fizemos sem consciência, erramos com a intenção de estar fazendo o certo, mas depois de feito vimos que equivocamos ai pedimos desculpa pelo erro sem intenção.
  2. Outra é aquela que acontece no tempo presente, isto é, estamos fazendo algo sabendo que não é verdade. Que não é o certo a fazer pode ser coisinhas, ou grandes decisões, como nos exemplos da parábola, eles sabiam que era uma desculpa. E é assim conosco muitas vezes.

Não vou porque está chovendo, não vou fazer esse curso por que sou muito velho, muito novo, isso é coisa de mulher, ou de homem, foi ele quem começou, as pessoas não me ajudam, o governo não colabora, etc… essas desculpas não são justificáveis pois estamos enganando a nós mesmos, neste momento. E o que precisamos fazer?

Precisamos assumir as rédeas de nossa vida encarar a realidade. no inicio da trabalho, mas precisamos sanear nosso pensamento para começar a viver uma realidade, ser sim, sim não, não, nos auto amar. Gostar de estar conosco mesmo, reconhecer quem somos, decidir pela melhora e trabalhar para que ela aconteça.

A vida de arrumar desculpas ou de culpar os outros pelo que acontece conosco, causa uma grande confusão em nossa mente.

Um sentimento de que tudo é falso, que o mundo é de sofrimento e que não temos o direito de sermos felizes por nos sentirmos culpados por algum ou muitos erros acumulados e isso não é verdade, todos nós merecemos a felicidade.

Ocorre que ela precisa ser conquistada, tudo na vida é conquista. Mas com nosso subconsciente cheio de culpas, quando a felicidade bate em nossa porta olhamos pra ela e pensa inconscientemente não mereço. Não estou a altura deste presente, alguma coisa de mal vai acontecer tenho certeza.

E aí acontece não a deixamos entrar e ela se foi e nós abraçamos nossas culpas novamente e confirma não falei que tinha razão? O nome disto é auto sabotagem.

Como trabalhar isto?  Primeiro nos perdoando. E depois tomando atitudes cristãs. Quer dizer nossas atitudes precisam ser baseadas no evangelho. A pergunta é o que jesus faria nestas condições? E imita-lo.