skip to Main Content
Evangelização Infantil – Tempo De Renovar Sem Fronteiras

“Amigo, continua servindo e não temas. Onde viste o lavrador que deitasse as sementes na terra e as visse germinar, no mesmo instante? O serviço que te confiei é aquele mesmo que o Pai me deu a fazer… Nenhum gesto de bondade e nenhuma palavra de amor se perdem na construção do Reino do Bem Eterno.” (1)

Evangelização Infantil – Tempo de Renovar sem Fronteiras

O Ano de 2021 nos convidou para a ação da Campanha Evangelização Infantil – Tempo de Renovar sem Fronteiras. Felizmente, nesses últimos 12 meses, com a união dos Evangelizadores, a chama do servir permaneceu acessa, garantindo a continuidade da solidificação do Evangelho de Jesus no coração da humanidade.

Sob a luz do Espiritismo, é dever indiscutível aceitar que as dificuldades e os obstáculos são marchas evolutivas, que atestam a importância do trabalho de evangelizar. Desta maneira, não podemos imaginar um trabalho da estatura da Evangelização Infantil desenvolver-se sem maiores impedimentos no seu percurso. Ao contrário, iremos enfrentar as adversidades e em alguns momentos, poderemos ter a sensação de estagnação. No entanto, todos sabem que, com dedicação, otimismo e, sobretudo, com a perseverança digna de gesto de bondade, os Evangelizadores espíritas vencerão as barreiras até alcançar os objetivos propostos na Seara do Mestre Jesus. Não por esta razão, no Sermão da Montanha, Jesus chegou a afirmar: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra”.

Munidos dessa perspectiva e da intenção de utilizar todos os recursos da vida onde o Evangelizador estiver, sem esquecer de observar que o tempo nos é dado para começar e recomeçar, muito se fez neste ano de 2021, uma vez que o voluntário do Mestre Jesus não para na edificação do bem e jamais esquece que o Mundo Espiritual ampara para que se cumpra a tarefa que nos cabe, que é a de sermos as vozes das mensagens da boa nova.

Desta maneira, a Evangelização Infantil em Aliança Espírita Evangélica foi realizada a muitas mãos, por pessoas de diversas regionais e localidades do Brasil e Exterior, que estão buscando a união onde o grupo aja como se fosse uma pessoa só.

Hoje, mais do que ontem, o Mundo é o nosso campo de ação e assim aconteceu em 2021:

Reunião Geral da Aliança – RGA com o módulo Evangelização Infantil – Tempo de Renovar sem Fronteiras. Neste dia, com muita alegria, foi abordado o conceito do trabalho, baseado no programa da Evangelização Infantil da Aliança Espírita Evangélica.  Você pode conferir este momento mágico e esclarecedor no canal do Youtube da Aliança Espírita Evangélica (2).

Realizou-se o XIV Encontro de Evangelizadores com o subtema: Pais e Evangelizadores – parceria essencial. Neste encontro ressaltamos que a renovação se faz necessária, não somente com relação aos métodos ou uso da tecnologia, mas, sobretudo a constante renovação de cada um de nós, Evangelizadores. Não podemos nos esquecer de mencionar que a escolha sobre o viés da Escola de Pais ou Grupo de Pais foi um chamado da espiritualidade. Sendo assim, você que não acompanhou a “Live”, venha descobrir que somente com e pelo amor a essência da família se torna luz no Mundo. Então, não perca a oportunidade de conferir este tesouro no canal Youtube da Aliança Espírita Evangélica (3).

Chegou o momento de falarmos sobre a magnitude da expressão “sem fronteiras”. Quantos momentos de alegrias, profundo aprendizado e ao mesmo tempo o sublime sentimento de união fraternal em busca do mesmo ideal, que é ser um evangelizador! A riqueza de conteúdo programático organizado numa sequência baseada em princípios inerentes ao campo do conhecimento pedagógico e psicológico, somados às trocas de experiências, fez com que o Curso de Formação de Evangelizador da Infância abrangesse todo o território nacional e internacional, visto que os participantes inscritos eram de várias localidades. Este curso foi organizado pela Equipe de Apoio (4) e teve a duração de seis semanas com 380 inscritos, 8 salas virtuais de estudos, 16 dirigentes de salas, 12 monitores de atividades (músicas, contação de história, técnica de pintura e técnica de origami) e 62 expositores de temas sobre a infância e Escolas de Pais, conforme os conceitos do livro do Curso de Preparação para Evangelizador da Infância (5) . Criamos laços que levaremos para a vida.

 

 

Turma DOM04 – Dirigentes Tino e Elisangela.

 

 

Agora vamos recordar alguns projetos que aconteceram na Evangelização Infantil nas Regionais:

ARARAQUARA

Neste ano fomos agraciados com os sentimentos de Confiar e Seguir. Os Evangelizadores se revestiram de coragem, alegria, bom ânimo e perseverança. Fazendo o bem, a vida se renovará!

Casa Espírita Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes – Regional Araraquara – Evento: Dia da Família.

Casa Espírita Firmina de Oliveira Pires – Regional Araraquara – Evento: Confraternização 2021

Casa do Caminho – Regional Araraquara – Evento: Festa de Confraternização.

CAMPINAS

Neste ano de 2021 os Evangelizadores foram movidos pelo sentimento de renovar, baseado no princípio de Jesus que nos convida à felicidade eterna da espiritualização de nós mesmos. Os Coordenadores e Evangelizadores da Regional Campinas distribuíram o amor na terra, promovendo aulas no formato online nas Casas Espíritas, realizando o Curso de Formação de Evangelizador da Infância, Ação Social em conjunto com a Pré-mocidade e Mocidade, Curso de Aprimoramento de Evangelizador da Infância, 7º Encontro de Crianças, Pais e Evangelizadores e 2º Encontro de Evangelizador da Infância.

7º Encontro realizado de forma virtual pelo canal do Youtube, levando a esperança e alegria aos corações dos evangelizadores, crianças, pais e responsáveis.

LITORAL CENTRO

Em ano em que ainda tivemos que nos encontrar virtualmente, conseguimos reunir cerca de 50 evangelizadores da Regional, em cada um dos quatro aprimoramentos, propostos para 2021. Trabalhamos os temas: Sexualidade, Crianças com deficiência, Escolas de Pais, Reforma Íntima, Encantamento e Fraternidade. E cada dia foi extremamente enriquecedor.

Tivemos depoimentos emocionantes, vivência dos evangelizadores, trocas de experiências, dinâmicas que nos fizeram olhar para dentro de nós mesmos e trabalhar o tema proposto em um clima de fraternidade, em um ambiente de ameaça zero. Quando temos o amor ao trabalho e o comprometimento com o mesmo, tudo flui e nos faz crescer e compreender que a Evangelização Infantil é realmente sem fronteiras, sem barreiras. Ela acontece mesmo de forma virtual. Foi maravilhoso e gratificante o trabalho.

SÃO PAULO LESTE

A Evangelização Infantil continuou investindo na fraternidade, pois a existência na Terra é um meio que Deus nos concede para que possamos aprender através do exemplo vivenciado por Jesus.

 

Por exemplo, a Evangelização Infantil na Casa CEAE Manchester/Nice, durante a pandemia, continuou, porém, de modo virtual. Tinha as mesmas salas, os mesmos evangelizadores e crianças de toda parte da região e de outros Estados e países. Os voluntários desenvolveram novas habilidades e foi muito proveitoso e gratificante. A proteção espiritual se fez presente em todos os momentos.

 

 

 

Houve a comemoração do Dia das Crianças com muito entretenimento, envolvendo temas da Evangelização Infantil nas brincadeiras e atividades online. Levou-se aos lares a alegria que estavam necessitando naquele momento de quarentena.

 

 

 

As crianças pediram para fazer uma festa junina virtual! E o pedido foi realizado!!! Com brincadeiras, dança da quadrilha virtual e a pescaria das virtudes.

 

 

 

 

O Curso de preparação para Evangelizador da Infância iniciou-se presencial e terminou no formato online. Seguiram trabalhando com fé e amor. Evangelizando sempre.

 

SÃO PAULO SUL

O sentimento foi de reencontro com Jesus em cada sorriso das crianças, pais e responsáveis, afinal de contas a missão deste ano foi promover a descoberta da chave para a felicidade que cada um traz em seu ser, como a humildade, o perdão, a fé, a esperança e amor. Assim aconteceu…

Centro Espírita Beneficente Seara de Luz – Regional São Paulo Sul – Páscoa – Em casa se cuidando e conectados através da troca de cartinhas, desenho e um mimo de páscoa que foram entregues por nossos voluntários com todo carinho, para as crianças da Evangelização, em suas casas.

Centro Espírita Beneficente Seara de Luz – Regional São Paulo Sul – Dia das Crianças online. Diversão com jogos da memória, STOP, cruzadinha e cartas sobre a trajetória de Jesus.

Centro Espírita Beneficente Seara de Luz – Regional São Paulo Sul – Confraternização 2021

 

Depois de quase dois anos, chegou o grande dia. Foi realizado o pré-retorno presencial, com todos os cuidados necessários. Um convite carinhoso do amigo Bartolomeu (fantoche), que trouxe grande alegria. As crianças cantaram, oraram e assistiram a um lindo vídeo natalino. Houve um momento muito especial com a mudança de ciclo de duas turmas. No final, cada criança recebeu alguns mimos para brincar e se deliciar em casa com a família!

 

Centro Espírita Beneficente Seara de Luz – Regional São Paulo Sul – Lives através do Facebook durante toda pandemia.

Centro Espírita Beneficente Seara de Luz – Regional São Paulo Sul – Nossa Escola de Pais, com temas acolhedores.

 

 

Regional São Paulo Sul – CE Luz da Esperança – As atividades foram: Contação de história de Natal, cartão para o Papai Noel e entrega de docinhos pelo Papai e Mamãe Noel.

 

 

 

 

 

 

RIBEIRÃO PRETO

As Evangelizadoras Maria Cristina Zuanon e Rosangela Braz iniciaram o mês de dezembro empenhadas em auxiliar as crianças a focarem o olhar na vida do Mestre Jesus, no seu Evangelho e em todos os exemplos de Amor e Humildade que Ele nos dá. Organizaram uma atividade que proporcionou reflexões sobre os bons sentimentos, culminando em um cartaz que ficou muito bonito, inclusive, foi utilizado como tema da decoração da árvore de Natal. Como resultado de tantas boas conversas e reflexões, as crianças escreveram pequenos textos sobre como, hoje, entendem o Natal. Estes escritos foram apresentados pelas crianças na festa de encerramento do ano de 2021.

CE Cida Castro – Regional Ribeirão Preto – Festa de Encerramento da Evangelização Infantil.

CE Cida Castro – Regional Ribeirão Preto – A foto acima foi tirada no dia 07 de agosto de 2021, quando foi trabalhado o tema “A mentira e a sinceridade”.

VALE DO PARAÍBA

Na Regional Vale do Paraíba, o sentimento foi levar a mensagem de amor à humanidade, como ensinou Jesus. Ele tinha por hábito ir ao encontro do povo e assim os Evangelizadores, tocados por este sentimento, decidiram abraçar de forma online as crianças e as famílias. O ano de 2021 foi cheio de alegria e esperança de um mundo melhor.

 

 

 

 

E assim mais um ano se encerra com muitas realizações e com o sentimento universal de amor, união e fraternidade entre os Homens de Boa Vontade.

Uma emoção muito grande nos invade neste momento… As lágrimas brotam e desejamos a todos os voluntários da Aliança Espirita Evangélica que a Paz, a Esperança e a Fé se façam presentes em todos os corações.

Vem chegando um novo tempo. Preparem seus corações.

Feliz 2022!

Evangelização Infantil

Aliança Espírita Evangélica

 

(1) Livro Palavras do Coração, Cap. Diálogo em Serviço. Pelo espírito de Memei e psicografia de Francisco Cândido Xavier

(2) https://www.youtube.com/watch?v=snKEsaFmc1Y&t=5s

(3) https://www.youtube.com/watch?v=RCmtrNrGUT0&t=439s

(4) A Equipe de Apoio é formada pelos Coordenadores Regionais de Evangelização Infantil.

(5) Livro Curso de Preparação para Evangelizador da Infância – Editora Aliança – Edição 2021.

Agradecimentos aos Evangelizadores voluntários da Aliança Espírita Evangélica, aos pais e crianças que contribuíram com as fotos publicadas neste artigo.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top