Tempo de recomeçar

Hoje iniciamos a coluna Evangelização Infantil sem fronteiras, com sugestões de aulas, atividades, métodos…

Tempo de recomeçar

 

“Abençoe a vida e todos os recursos da vida onde você estiver. Observe, todo o tempo é tempo de Deus para restaurar e corrigir, começar e recomeçar”.

(do livro Respostas da Vida, autoria espiritual André Luiz, psicografia Francisco Cândido Xavier)

 

Neste momento histórico e espiritual em que vivemos, o autoconhecimento convida-nos às reflexões voltadas ao aprimoramento e fortalecimento das ações voltadas ao evangelizar o Ser desde a tenra idade.

Em uma era de anseios, medos, insegurança, aflições, enfermidades, perdas de entes queridos, insucessos e inclusive indagações sobre a nossa condição de espíritos ainda moralmente falíveis, nasce a necessidade de recomeçar. Podemos entender que recomeçar é refazer, retornar ou produzir algo novamente. Não importa a causa que nos traz essa tal necessidade do recomeço, mas todo recomeçar é um convite a novas atitudes, pensamentos, sentimentos, principalmente à resignação e à fé divina ao trabalho de servir a Jesus.

Sabemos que na arte de evangelizar se dá a transmissão de conhecimentos espíritas e da moral cristã pregada pelo maior pedagogo, chamado Jesus. Esses conhecimentos são levados às crianças, pais e responsáveis através de situações práticas do dia a dia. Cabe aqui ressaltar que no âmbito da Evangelização, o evangelizador é o responsável pelo processo e metodologia de aprendizagem, ou seja, ele é quem guia o indivíduo a refletir e tirar as próprias conclusões acerca do tema estudado. 

Atualmente, nós evangelizadores, estamos buscando caminhos virtuais e físicos de forma criativa, efetiva e consciente do nosso papel, com a finalidade de estreitar os laços ou vínculos com as famílias. Nesse sentido, já percebemos que é possível, sim, levar o evangelho de maneira atuante, uma vez que cada um de nós é elo na corrente para a efetivação do ideal de vivência do espiritismo religioso, através do programa de Evangelização Infantil e Escola de Pais, não importando em que época da história nos encontramos. Há sempre uma maneira de recomeçar e reinventar.

Hoje existem diversas plataformas que podem ser utilizadas como recurso online. Citaremos algumas delas: Zoom; Hangout; Hangout meet; Jitsi meet; Whatsapp; Skype; Discord e Google meet.

E quanto às atividades? Você já pensou na atividade de nuvens de palavras? Este é um recurso virtual, digital e visual que permite aos alunos, de forma simultânea, alimentarem a nuvem com palavras soltas sobre um determinado assunto do contexto da aula. O próprio aplicativo entende a relevância dessas palavras, o que permitirá ao Evangelizador verificar o que cada aluno pensa a respeito e, a partir disso, dar seguimento ao conteúdo programado no planejamento da aula.

Outra sugestão, para a sua aula ficar divertida, são os vídeos das histórias que podem ser obtidos através do canal no youtube “Evangelização Infantil – Aliança Espírita Evangélica”.

Aqui no blog, no artigo “Música na Evangelização Infantil”, podemos conhecer as experiências dos companheiros André e Felipe, com links para as músicas e letras do CD Sementes do Amanhã, assim como para os CDs Crescendo Cantando.

Que tal uma dica de atividades interativas? Existem diversas ferramentas que permitem a criação de jogos online e personalizados, o que torna a aula mais atrativa. Posso citar, como sugestão, os jogos de roleta, de memória, quiz etc. Esses jogos poderão ser reproduzidos em qualquer dispositivo habilitado na web, como por exemplo, no computador e celular. Também podem ser compartilhados de forma simultânea pelo Evangelizador e assim todos os alunos podem interagir.

O que você acha de incentivar o Evangelho no Lar, oferecendo subsídios às famílias através do envio de atividades lúdicas que possam ser utilizadas durante o Evangelho, assim como o envio de texto ou mensagens doutrinárias às famílias? Tratando-se de famílias em situações de vulnerabilidade, o envio das atividades pode ser realizado juntamente com cestas básicas, respeitando as orientações dos órgãos oficiais quanto ao distanciamento físico.

Deste modo, o recomeço é um caminho, um processo evolutivo de aprendizado que devemos iniciar dentro de nós, reconhecendo que é possível fazer a diferença no mundo no instante em que decidimos viver em consonância com as Leis Divinas, uma vez que a tarefa que nos cabe, como voluntários do Mestre Jesus, é levar o maior preceito que é o Amor genuíno, mesmo diante das adversidades da vida. Assim, o verbo Amar se traduz na edificação do bem conforme Jesus nos ensinou: AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

 

Viviane Eloy

Fraternidade Espírita Jesus de Nazaré – Itupeva

Regional Campinas

 

Para maiores informações, converse com Viviane: [email protected]

Canal da Evangelização Infantil no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJODWOFcZ7crleiTmOM9wDQ

Artigo “Música na Evangelização Infantil”: https://alianca.org.br/musica-na-evangelizacao-infantil/

 

 

Leave a Comment