O desabrochar da consciência
O desabrochar da consciência
“O desabrochar da consciência é um trabalho lento e contínuo, que constitui o desafio do processo da evolução. Inscrevendo no seu âmago a Lei de Deus, desenvolve-se de dentro para fora a esforço da vontade concentrada, como meta essencial da vida” (1)
Na visão espírita, uma das finalidades da reencarnação é a afetividade que constrói laços imutáveis e inabaláveis para o crescimento espiritual. Assim atingimos o autoaprimoramento, que é o encontro com Deus. Alcançar esse nível de compreensão é colocar-se num processo de despertamento das potencialidades adormecidas que aguardam por estímulos. Quando o indivíduo identifica que é amado, protegido, ouvido, respeitado e orientado, fornece subsídios valiosos para o evangelizador e, por outro lado, torna-se passível de receber e experimentar novos aprendizados, que permitem adquirir determinadas qualidades que podem ajudar no seu adiantamento, não apenas para esta vida, mas para a sua própria evolução espiritual.
Quando então tratamos da Evangelização Infantil, é preciso considerar a forma consciente das ações educativas sobre o caráter formativo moral cristão, como a referência a Jesus em João 1:14 : “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade”.
Dessa forma, é imprescindível reconhecer que o aluno é o sujeito ativo. Cabe ao Evangelizador, que detém o conhecimento do conteúdo que será ensinado, promover incentivos que permitirá à criança ou adulto construir o saber através da vivência criativa. Isso facilitará a sua percepção e compreensão de forma motivada e, portanto, aguçará o desejo de aprender. Segundo Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Este cenário exige um olhar para o aspecto do processo de aprendizagem do ser humano, tendo em vista que cada ser tem uma forma de aprender, seu tempo e ritmo. Dessa forma, se faz necessária a busca por diversos recursos pedagógicos (2) que facilitem a aquisição do conhecimento. Neste contexto, um dos recursos utilizado é a técnica da ludicidade (3), que é uma das formas criativas da didática do ensino e que favorece a absorção das informações com excelência e prazer, uma vez que tudo chama atenção.
Pensando nisso, hoje iremos propor uma reflexão sobre aplicação de mídia educativa através de filmes. Tal recurso nos ajuda a desenvolver o processo reflexivo, a capacidade de observação, a interpretação do mundo e desperta empatia, na medida em que a criança ou adulto se coloca na situação do filme. Aproximando à realidade, permite a maior facilidade na fixação do conteúdo e consequentemente uma aprendizagem mais efetiva, isto é, a criança ou adulto poderá empregar esse conhecimento em qualquer situação do dia a dia.
Vamos verificar como isso acontece na prática. Que tal promover o momento Cinema na Evangelização Infantil? Já pensou em apresentar o Filme Viva! A vida é uma festa? A história traz como temática o espiritismo e os ensinamentos para as crianças. A aventura se passa no México, com inspiração do tradicional Dia dos Mortos. A narrativa está em torno do personagem Miguel, um garoto de 12 anos que tem um sonho de se tornar músico, mas precisa lidar com a sua família, que desaprova esse sonho. O filme mostra um dos conceitos da doutrina espírita – na comunicação de encarnados e desencarnados – quando personagem recebe conselhos para uma vida melhor.
O Evangelizador, neste ambiente educativo, pode promover reflexões com base neste conceito do Evangelho de Jesus e da doutrina espírita, como podemos observar no diálogo entre a evangelizadora e o evangelizando(4) Eduardo (5):
Evangelizadora: O mundo dos mortos. O que você entende?
Eduardo: Quando alguém morre no mundo dos vivos, vai para o mundo dos mortos.
Evangelizadora: Qual a importância da família para você, nas decisões que você tem?
Eduardo: Eu sigo conselhos da família.
Evangelizadora: Fale para nós, quais as partes do filme ou cena que você mais gostou? Explique.
Eduardo: Quando o Miguel canta a música Poco loco. Porque a música é legal e ele mostrou o talento dele.
Evangelizadora: O Miguel do filme tem 12 anos e ele quer ser músico, mas a família dele não aprova. Miguel provoca várias situações que mexeu até com os antepassados, pela cultura do México. A partir daí ele consegue unir a família no presente. A minha pergunta para você é: O que você tem vontade de ser quando você crescer e como você pensa isso com a sua família?
Eduardo: Eu gosto de desenhar e gostaria que minha família aprovasse.
No momento em que a Evangelizadora utiliza tal recurso didático, ela transfere seus conhecimentos que estão expressos no filme para a realidade do evangelizando. É importante lembrar que nenhum material didático, por mais bem elaborado que seja, poderá garantir por si só o processo de aprendizagem. Ele cumpre a função de mediação. A apresentação de um filme ser interrompida, para que o diálogo se faça e o evangelizador acrescente o conteúdo da aula, permitindo a construção do conhecimento doutrinário de forma mais prazerosa e reflexiva. Paulo Freire afirma, em seu livro Pedagogia da Autonomia, que “as palavras ensinadas a que faltam a corporeidade do exemplo valem pouco ou quase nada”.
É inquestionável o fascínio que nós sentimos ao vivenciar o autodescobrimento, como citado por Amélia Rodrigues: “A criança é sementeira que aguarda, o jovem é o campo fecundado, o adulto é seara em produção. Conforme a qualidade da semente, teremos a colheita” (6).
Ivone Sanabria
Casa Alvorada Cristã
Indaiatuba – Regional Campinas
- Adaptado de FRANCO, Divaldo, pelo Espírito Joanna de Ângelis. Autodescobrimento: uma busca interior.
- “Recursos pedagógicos são, todas e quaisquer, ferramentas que integrem o momento e o ambiente de ensino, proporcionando a aprendizagem.” (blog ProfAntenado)
- A técnica da Ludicidade é importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e psicológico.
- Evangelizando é o nome que se dá ao aluno da Evangelização Infantil.
- Eduardo Sabatine Ambrósio Silva, de 10 anos, da turma do Intermediário, da Casa Alvorada Cristã, do município de Indaiatuba, interior de São Paulo.
- Adaptado da Mensagem: Evangelização, desafio de urgência, Espírito: Amélia Rodrigues, psicografia Chico Xavier.
Referências:
Evangelho de João 1:14
XAVIER, Francisco Cândido, pelo espírito Emmanuel. O Consolador.
SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa (Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – FECR; Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG). Texto Recursos didáticos: Uma melhoria na qualidade de aprendizagem.
SILVA, Dayane Fernandes da. Texto Ludicidade no processo de aprendizagem: Uma análise sob a visão dos educadores infantis. Universidade Federal da Paraíba.
https://radioboanova.com.br/disney-lanca-filme-com-tematica-espiritualista/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equip_mat_dit.pdf