Essência do trabalho feito com amor

Essência do trabalho feito com amor

 

Começo a escrever este texto com a pergunta: Qual é a essência de um trabalho feito com amor?

Para retomar as atividades presenciais, nossa Evangelização Infantil teve que fazer algumas adequações e um planejamento diferenciado.

Com quem poderemos contar? O que vamos fazer? Como faremos?

O que fazer para dar continuidade a uma grande conquista que tivemos na pandemia? Estou me referindo à diminuição da distância entre as pessoas através da tecnologia.

Confesso que é um grande desafio, porque não sou muito intima da tecnologia. O que me move nesta situação é o desejo de que tudo dê certo, a vontade de ver as crianças felizes e principalmente o ELO… Sim, um ELO chamado “ALIANÇA ESPÍRITA EVANGÉLICA”.

Na pandemia percebi uma grande movimentação em Aliança da equipe de apoio à Evangelização Infantil. Nós nos fortalecemos de tal forma que não houve tempo para desanimar. Para todas as dificuldades sempre existiu alguém preocupado em solucionar. Encontros de evangelizadores, de forma online, organizadíssimos; cursos online para novos evangelizadores, sem fronteiras; estudo continuado para aqueles evangelizadores que já têm curso; blog; canal do Youtube… Meu Deus! Quanta coisa boa, quanta gente boa envolvida neste trabalho! Isto só fortaleceu, tanto que voltamos ao presencial motivadíssimos e sentindo este “ELO DE AMOR”. Mas faltava responder à pergunta:

E “o que fazer para dar continuidade a uma grande conquista que tivemos na pandemia?”

“Estou me referindo à diminuição da distância entre as pessoas através da tecnologia”.

A turma do Jardim do CEAE VILA NHOCUNÉ passou a ser composta pelas crianças que vieram do Maternal e que tiveram aulas online em 2020 e 2021. Sim, porque neste período não paramos, estivemos o tempo todo conectados com estas crianças e, fantasticamente, posso dizer que foi um período de muita troca, muita participação e alegria, muitas emoções que não dá para contar aqui.

Só posso dizer que nossas crianças do Maternal conheceram, através da tela do celular, uma nova evangelizadora. Esta evangelizadora mora bem distante delas e, não para minha surpresa, nossas crianças se encantaram com ela. Pensei, não posso deixar este encanto acabar, de forma alguma! Bora resolver! Vamos nos organizar para ter nossa EVANGELIZADORA ONLINE aqui, todo sábado, conosco.

Isto vem acontecendo todos os sábados. Nós mudamos a sala onde fazíamos a preparação para uma onde a internet funciona melhor, procuramos adequar os equipamentos que tínhamos, alguns deram certo, outros não. Buscamos encontrar formas simples e práticas para fazer acontecer e posso afirmar: está dando muito certo. Não precisou muito, o que precisamos foi nos organizar, pensar de forma simples, como fizemos lá no começo da pandemia. Ninguém sabia como fazer as aulas chegarem até as crianças e, gradativamente, cada um, a seu modo, conseguiu resolver, não foi?

O que mais me encanta nesta situação é ver o brilho nos olhos das crianças quando esta evangelizadora aparece, o que mais me deixa satisfeita, com o sentimento de dever cumprido, é ver uma criança fazer uma atividade, levantar-se, ir até a tela do computador e mostrar como fez a esta evangelizadora. O que me surpreende todos os sábados é que se cai a conexão ou ela precisa desligar a câmera um pouquinho, uma criança diz: cadê a tia, ela foi embora?

O que me motivou a escrever este texto foi perceber que podemos ser presentes na vida das pessoas, mesmo que seja através da “nova tecnologia”. A prova disto é a mais pura e doce verdade que vem da fala de uma criança quando gosta de alguém.

É preciso acreditar que em Aliança tudo fica mais fácil de resolver, não precisa muito, basta somar, se organizar, confiar, acreditar e deixar a essência do amor ao trabalho fluir.

Fica a sugestão, tentem descobrir a resposta para a essência do amor a este trabalho, mas tentem trabalhando!

 

Maria Eliana Vieira

CEAE Vila Nhocuné

Regional São Paulo Leste