Somos todos irmãos

Somos todos irmãos

O que significa respeito?

Será que quando eu busco uma justificativa para o comportamento ou para a forma de ser das outras pessoas eu as estou respeitando?

Ou será que quando procuro ver o outro como portador de um defeito ou de um problema estou me diferenciando dele, me colocando como superior ou melhor?

Estou me vendo como a pessoa que não tem problema, não tem doença, não tem defeito?

Será que evangelizar é dizer ao outro o que é o certo? É dar lição de moral? Mostrar a ele onde está errando e o que deve fazer para não errar mais?

Não seria uma postura de superioridade da nossa parte? Nós podemos saber o que é melhor para o outro? Podemos saber o que é mais certo para ele ou como ele deve se comportar?

Existem evangelizadores que costumam dizer que um dos seus maiores desafios é o relacionamento com crianças e familiares que são  homossexuais ou transgêneros.

As dificuldades estão comumente relacionadas às questões:

O que fazer? O que dizer a essas pessoas? Ou à turma, sobre essas pessoas?

Nesse sentido, o capítulo 8 do livro Curso de Preparação para Evangelizador da Infância¹, revisado recentemente, traz informações sobre este assunto que vale a pena serem estudadas.

Para auxiliar os demais em seu processo de evangelização é imprescindível o respeito.

Apesar da OMS ter retirado o “homossexualismo” da lista de doenças em 1990, ainda há quem pense na homossexualidade ou na transgeneridade como sendo uma questão de defeito, problema ou até mesmo doença.

Mas, aonde eu quero chegar com isto?

Nunca é demais lembrar qual é o objetivo do nosso trabalho: a Evangelização do Ser. Sabemos que é um trabalho bastante diferente da educação escolar tradicional. Nós não vamos ensinar nada às crianças ou as suas famílias, mas vamos auxiliá-las nesse processo através do nosso exemplo, do nosso testemunho. Portanto, a primeira medida que precisamos tomar ao iniciar o trabalho de Evangelização Infantil é pensar na nossa própria evangelização.

A palavra evangelização vem de Evangelho, que é a boa nova trazida por Jesus. Ora, Jesus fez distinção de pessoas? Tratou a uns melhor do que os outros? Questionou a orientação sexual de alguém?

Vamos olhar com detalhe nossa programação, que consta no livro Vivência do Espiritismo Religioso¹. São temas que podem ser desenvolvidos com todas as crianças, independentemente da condição social, da orientação sexual ou da identidade de gênero. Porque são temas que falam ao coração, ao sentimento.

Prezar pelo respeito na relação com o outro significa colocar-se no mesmo nível. Todos nós somos seres humanos, centelhas divinas buscando a nossa evolução. Todos nós temos as nossas experiências, a nossa bagagem, o nosso caminhar.

São muitas perguntas, mas as respostas encontramos dentro de nós mesmos, à medida que vamos nos conhecendo, nos amando, estudando… Evoluindo.

Maria Filomena C Lopes

Equipe de Apoio à Evangelização Infantil

 

¹ O livro pode ser encontrado na Editora Aliança: https://aliancalivraria.com.br/produto/102386/curso-de-prep-p-evang-da-infancia