Esperançar

Esperançar

O termo que Paulo Freire utilizou resumirá o sentimento que foi crescendo dentro de mim ao participar da Formação Continuada: Esperança, do verbo esperançar.

A cada estudo e colocações das colegas de turma praticávamos o esperançar que é: levantar-se, ir atrás, almejar, agir, construir novo caminho. É não desistirmos. Assim fomos crescendo como Evangelizadoras, pois iniciávamos a evangelização por nós mesmas.

Ao nos colocarmos, através de nossas experiências, uma ia aprendendo com a outra. O melhor de cada um sendo disponibilizado para o grupo. E de forma individual (Reforma Íntima), cada qual ia se ressignificando ao seu tempo.

Passamos a ver o evangelizando recebendo e doando nesse processo. Paulo Freire, quando cita a educação bancária, resume bem esse momento de transformação: era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia. Também o Cristo nos ensinou: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. (Mt 18,1-5.10).

Aqui algumas iniciavam a escuta da criança enquanto outras exemplificavam esse momento em suas aulas. Aprender com os evangelizandos e com os evangelizadores é o grande momento de construir novo caminho e de enxergarmos a todos como Espíritos em evolução. Pois, em alguns exemplos, fomos notando o evangelizando como o Espírito evoluído a nos proporcionar o aprendizado. Nunca me esquecerei do caso Pedrinho… Muitos ensinamentos!

Nesse dia específico, o sensível e evoluído Espírito que nessa encarnação recebeu o nome terreno de Pedrinho, ao ver seu coleguinha triste e choroso, se aproximou dessa criança e fez a seguinte pergunta:

– Por que está chorando? (Pedrinho)

– Porque meu avô morreu. (amigo de sala)

– Cara, teu avô não morreu, ele apenas foi para um outro lugar. (Pedrinho)

Que cada Pedrinho, ao passar por nossas vidas terrenas, nos aguce aprendizados para irmos ao caminho do Reino dos Céus.

Somos Espíritos encarnados que, em grupo, temos a oportunidade oferecida pela obra Divina, de nos convertermos no olhar da criança. Que possamos aprender muito com elas!

 

Irmã Fraterna

Rosinea Pereira Zenone

C.E. Abrigo do Caminho

Regional SP Norte

Referências:

Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, 3ª edição revisada, Editora Aliança.

ESE – Capítulo VIII

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.