Bom dia, boa tarde, boa noite

Bom dia, boa tarde, boa noite

Trate todas as pessoas como gostaria que tratassem você.

(Lucas 6:31)

No programa da Aliança, a Escola de Pais é parte integrante e importante da Evangelização Infantil. Proporciona auxílio para o equilíbrio e reflexão sobre posturas educativas, apoiando a família. Entre os objetivos destaca-se a conscientização dos pais de seu papel de educador, propiciando a revisão dos próprios conceitos e atitudes, no processo de educar-se para educar, tendo como base os ensinamentos de Jesus.

Nesse sentido, apresento uma sugestão de aula para o tema “boas maneiras”, com base no livro de apoio¹.

A proposta é incentivar o cultivo dos hábitos de gentileza e boa postura em diferentes ambientes e situações, o que remete às leis de sociedade, do amor e da caridade e do progresso, citadas no Livro dos Espíritos².

Divide-se o desenvolvimento da aula em quatro momentos, partindo de questionamentos. Em cada etapa, abre-se um diálogo, colhendo as opiniões dos participantes e complementando.

Para motivar no início, de acordo com o perfil da turma, citar uma fato cotidiano que apresente mau comportamento social, como uma discussão no trânsito de automóveis, numa fila, numa loja. Por exemplo, perguntar: – Quem já viu alguém furando uma fila?

Em seguida, fazer o primeiro questionamento:

 A – Já que a vida em sociedade pode ser difícil, complicada, não seria melhor as pessoas viverem isoladas?

No comentário, levar em conta que os seres humanos procuram a sociedade por instinto, ajudando-se mutuamente para o progresso moral. Sozinhas, as pessoas não podem progredir, não têm todas as faculdades. Elas completam-se, têm necessidade umas das outras, para assegurar o bem estar. Deus não deu inutilmente ao ser humano a palavra, a capacidade de comunicação e todas as outras capacidades necessárias à vida de relação. Procurando fazer mais bem do que se faz de mal, caminhamos para cumprir a lei do progresso.

Seguir com os outros questionamentos e diálogos:

B – É melhor agir com cortesia no lar ou fora de casa, na rua, no trabalho?

Observar que no lar temos a oportunidade de aprender a nos amarmos como irmãos. As boas maneiras estimuladas no lar estendem-se a outros ambientes. Um lar equilibrado dará mais equilíbrio a seus membros. Pessoas mais equilibradas darão uma sociedade mais equilibrada. Está em nossas mãos modificar para melhor a paisagem social da Terra. Basta que sejamos tão educados, em casa como na rua ou no trabalho… Os laços de família estreitam laços sociais.

C – O que fazer para que os filhos sejam pessoas bem-educadas?

Conteúdo da discussão:

Lembrar que usando como critério os princípios do Evangelho, tratamos os outros como gostaríamos que nos tratassem. O cotidiano do lar pode oferecer oportunidades para que as crianças exercitem a educação, proporcionando vivência de boas maneiras, com palavras e atitudes. Por exemplo, as pessoas da família cumprimentando-se com “bom dia”, pela manhã, ao levantar-se, com ”boa noite”, ao deitar-se, naturalmente as crianças apreendem esse comportamento. O comportamento do adulto é exemplo para as crianças. Estabelece um padrão a ser seguido. Podemos ser bons exemplos de gentileza.

D – Quando você se observa um bom exemplo de gentileza?

Cada pessoa tem sua história de luta para se tornar um ser mais evoluído e contribuir para o progresso da humanidade. Com certeza, todos têm uma ocasião em que demonstraram seu amor ao próximo.

Finalizamos enfatizando que boas maneiras só têm sentido se servir para confirmar o que trazemos no coração.

E sabendo que só podemos ensinar aquilo que praticamos, cabe a pergunta: E você, quando se observa um bom exemplo de gentileza?

Marcelino T. Vargas

Equipe de Apoio à Evangelização Infantil – AEE

Referências:

1 – Equipe de Evangelização Infanto-juvenil da Aliança Espírita Evangélica – O livro dos Pais – Editora Aliança, São Paulo, 2010.

2 – Kardec, Allan – O Livro dos Espíritos.