Quando nasci para Jesus

Quando nasci para Jesus

Em qualquer lugar que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu aí me encontro no meio delas. (Mateus, 18:20)

Nosso encontro com Jesus (o 16º Encontro de Evangelizadores da Aliança Espírita Evangélica) já estava marcado e aconteceu na cidade de Limeira, no Estado de São Paulo.

O tempo estava chuvoso e friozinho, mas fomos aquecidos pelo calor dos corações. Aos poucos nossa ansiedade foi superada pela vontade de estarmos juntos. Foi um longo percurso até o local programado.

Fomos recebidos com sorrisos e rosas! Dá para imaginar um acolhimento melhor? Um carinho mais gostoso que este?

A troca de experiências foi muito rica, verdadeiras lições de vidas, narradas por pessoas aparentemente simples, como eu e você, mas com uma extraordinária força interior, dando testemunhos de fé, coragem e perseverança, vencendo obstáculos, exercitando a verdadeira fé ensinada e descrita no Evangelho de Jesus.

Durante as atividades, uma pergunta nos foi direcionada para nossa reflexão:

Para você, quando Jesus nasceu?

Em seguida, para nossa surpresa, houve uma encenação. Foram adentrando a sala pessoas representando diferentes personalidades religiosas e cada uma descreveu o exato momento em que Jesus nascera em seus corações. Momento emocionante em que pude sentir o amor traduzindo-se em palavras.

Palavras que me levaram a uma reflexão contrária, pois nesse momento passei a me perguntar:

Quando foi que nasci para Jesus?

Em princípio pode parecer uma pergunta sem nexo. Mas foram essas palavras que me conduziram à busca por respostas, me levaram a revisitar meu passado, as fases da adolescência, infância e a redescobrir minhas memórias afetivas.

Nesta jornada me lembrei das conversas alegres e tristes, dos pedidos inocentes e das dúvidas, quando criança inexperiente e ignorante ao falar com Deus, por não compreender seus desígnios e seu amor.

Compreendi que nasci para Jesus ao ser criada por Deus, simples e ignorante, nasci para Jesus enquanto ele estava no ventre de Maria, em cada cura por ele realizada a um irmão, em suas andanças entre os povos, nas parábolas por ele contadas, em seus gestos, seu olhar. A cada bem-aventurança, apresentada no sermão do Monte, em sua caminhada até o Calvário e até em seus últimos momentos de vida neste mundo, Jesus pensou em mim.

Há mais de dois mil anos preparou o caminho para nós, Espíritos errantes, crianças espirituais. Viveu e exemplificou a pedagogia do amor ao próximo e está comigo, com você, com todos nós.

Isto demonstra que o tempo todo Jesus está presente em minha existência. Divino Mestre e modelo de puro amor, Ele é o caminho, a verdade e a vida.

E quanto à primeira pergunta feita no início:

Quando foi que Jesus nasceu para você?

Respondi que foi quando me conscientizei e permiti que Jesus entrasse em meu coração e fizesse parte ativa de minha vida.

Ao perceber e reconhecer que o Mestre esteve ao meu lado, aguardando pacientemente meu retorno e, enquanto aguardava, respeitou meu livre arbítrio, cuidou e cuida de mim, me confiou a um protetor espiritual que direcionou e intuiu pessoas para me ensinarem e me ajudarem a não desviar tanto o meu caminho.

Foi nesta caminhada que encontrei a Escola de Aprendizes do Evangelho. Durante esse período pude constatar em meu íntimo que antes acreditava que sabia o que era amar, até achava que sabia perdoar. Foi durante os estudos e a prática contínua que descobri Jesus ao meu lado e neste reencontro, pude abraçá-lo e sentir que ele me conhecia e me ama muito exatamente como sou.

Se você ainda não o encontrou, busque… Jesus está tão próximo… Só depende de você abrir as portas do seu coração!

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

C.E. Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba