Gestação Sublime Intercâmbio – Parte 1

Gestação Sublime Intercâmbio – Parte 1

 

A partir de um curso de capacitação para evangelizadores da infância no ano passado, lançou-se a ideia de maior imersão no assunto Reencarnação e Gestação, visto a importância desta fase na formação espiritual e emocional das crianças. Juntando interessados de diversas regionais, com o foco em evangelizadores infantis, montamos no início de 2023 um grupo de estudos do livro Gestação Sublime Intercâmbio do Ricardo Di Bernardi.

São tantos aprendizados importantes! E não estamos nem na metade do estudo, que vai até dezembro! Mas quero deixar um gostinho para vocês sobre os assuntos que estão sendo estudados, e já deixar, claro, a indicação de leitura e aprofundamento no tema.

Primeiro porque, como evangelizadores infantis ou de Escola de Pais, ou mesmo de EAE, somos pontos focais de acolhimento. Recebemos as crianças e os pais amorosamente e podemos identificar e ajudar a curar processos espirituais familiares que os deixam angustiados ou culpados ou ainda desequilibrados.

Baseada neste contexto gostaria de compartilhar alguns pontos que foram estudados:

  • Aprendemos que a FAMÍLIA é um ambiente propício para receber espíritos, altamente afinizados a nós, pelo afeto ou desafeto. Que através do AMOR é possível curar essas relações antes regadas pelo desafeto. E isso explica muita relação difícil, sentimentos que nem sabemos explicar de repulsa ou amor incondicional.

  • Livre-Arbítrio será sempre respeitado. Lembrando que a lei de causa e efeito será aplicada. Podemos escolher:

    • prolongar, nos separar, não gerar, nos revoltar, não aceitar …

    • ou aceitar, perdoar, se aproximar, resolver, gerar e amar sempre, segundo os ensinamentos de Jesus.

    • O processo de reencarnação inicia-se no momento de fecundação do óvulo pelo espermatozoide, mas muito antes disso o reencarnante e os pais já recebem todo o amparo e até mediação do plano espiritual para convencer os espíritos envolvidos da bênção de mais uma união através da família para resolver as questões do passado.

    • Portanto o Espírito já está lá, acompanhando a mãe, ouvindo, sentindo, se preparando para o processo de “miniaturização” do perispírito e adormecimento por toda a gravidez.

    • Por isso que nós espíritas somos a favor da VIDA, sempre, sob qualquer circunstância, em todas as fases da reencarnação.

    • Mas somos a favor também da aceitação, do acolhimento, tratamento e redenção de todos nós.

    • Por isso é importante evitarmos a radicalização, julgamentos e disseminação de notícias que fomentem a interrupção da gravidez.

    • Outro ponto importante é a informação ressaltada pela Anete Guimarães em diversas palestras sobre a mecânica da reencarnação. Anete, psicóloga e espírita, faz um paralelo sobre traumas que acontecem nas fases da gestação e primeira infância, com as consequências relacionadas a doenças mentais.

    • Durante a Gestação –

      • Muitos problemas do parto ou de rejeição do bebê na barriga podem dar origem a problemas psicológicos, de natureza cognitiva e fisiológica até o rompimento do processo reencarnatório.

      • Mesmo sem ter os órgãos físicos formados, o espírito do bebê já está conectado, ouvindo, sentindo tudo o que os pais emitem

      • Esta fase deve ser tranquila e muito amorosa

      • Revisar comportamentos e palavras e relação com o espírito reencarnante – Cuidado com frases “mal ditas” de rejeição: “Não queria agora”, “Não estou preparada”, “Eu por mim nem teria”, etc. Elas geram consequências se repetidas continuamente.

    • 0 a 6 meses de vida – Esta fase é fundamental para o seu equilíbrio e se houver algum problema como: traumas, violência física, verbal ou rejeição, poderá surgir no futuro transtornos psicológicos de alta gravidade (comprometimento da base do desenvolvimento mental), pois ainda tem a consciência de sua vida adulta anterior e que irá influenciar muito no comportamento emocional do adulto.

    • 6 meses a 4 anos – Caso tenha algum trauma, violência, no futuro poderá ter transtornos de média gravidade (surtos periódicos mas há uma necessidade de uma medicação para manter a integridade mental), de natureza química, já que os neurônios se multiplicam até os 4 anos

    • 4 a 7 anos – Fase do afetivo-motivacional, é uma fase perfeita para sua educação moral e espiritual. Qualquer dano no desenvolvimento psicológico não afetará as estruturas neurológicas, gerando transtornos de baixa gravidade, mas afeta o afetivo motivacional.

    • 7 a 14 anos – Fase do desenvolvimento de natureza psicológica. Estabelecer relações sociais e psicológicas. Aos 7 anos o sistema orgânico (corpo) já está totalmente ligado ao Espírito. Nesta fase, se houver algum problema psicológico, emocional ou violência física, é considerado de baixa gravidade, com tratamento psicoterapêutico, pois a personalidade da criança em termos estruturais já estará formada.

Agora já compreendendo melhor a maravilhosa função da família: em que espíritos afins vem em missões de ajuda e fraternidade e espíritos de desafeto vem para acertar os débitos do passado através do amor, com todo o conhecimento das consequências positivas e negativas do acolhimento amoroso ou não do espírito reencarnante, qual o nosso papel?

Como evangelizadores infantis ou orientadores de escola de pais ou entrevistador da assistência espiritual infantil, nosso papel é ouvir com amor, sem julgamento, aceitando, acolhendo, orientando os pais o caminho que o Mestre nos ensinou, ajudando-os a eliminar a culpa e a realizar as mudanças necessárias.

Algumas dicas:

  • Mas e se já aconteceu o trauma? Já existe a culpa. Se já passou a fase ruim? Dá para corrigir?

  • Sempre! Através do amor! Conversar todos os dias com a criança enquanto ela dorme (como se fosse um adulto, pois o espírito da criança terá a compreensão completa em desdobramento) é uma técnica importantíssima para reparar nossas faltas. Explicando para a criança de forma sincera os nossos erros, arrependimentos, pedindo perdão, dizendo que a ama, apesar dos erros do passado.

  • Crianças que possuem antipatia “gratuita” com os pais ou vice-versa – conversar enquanto dorme.

  • Procurar o amparo espiritual para harmonização do lar através de:

    • Evangelho no Lar

    • Passes para as gestantes (nos dias da evangelização infantil) – Lembrem-se que o passe em grávidas é diferente!

    • Passes e Evangelização Infantil para as crianças

    • Escola de pais / Curso Básico / EAE para os pais

    • Orientar a importância de fazer orações pelos desencarnados familiares

Ainda traremos mais descobertas deste estudo incrível para compartilhar com vocês, aguardem!

Gratidão

Luiza Bastos

Evangelização Infantil – Grupo Espírita Razin

Regional SP Centro

Fontes:

Livro: Gestação Sublime Intercâmbio – Ricardo Di Bernardi (Você pode encontrá-lo na editora Aliança: https://eroscommerce.com.br/images/catalog/2/8193.jpg )

Palestra Anete Guimarães – Mecânica da Reencarnação