A Mochila do Evangelho
Você já parou para pensar que seus filhos são o futuro do mundo?
Todos nos preocupamos com o futuro de nossos filhos. Parece que o tempo voa e quando percebemos, o bebezinho cresceu e lá se vai, se aventurar pelo mundo, ser o protagonista de suas próprias histórias.
Como estamos orientando e auxiliando as crianças em sua formação e transformação moral e espiritual?
O Evangelho no Lar é uma grande ferramenta que auxilia muito as famílias nesta missão, mas como tornar o Evangelho adequado às nossas crianças?
Deixo aqui uma sugestão: a Maleta do Evangelho. Pode ser que você conheça ou tenha ouvido falar. Para aqueles que nem imaginam o que é, trata-se de uma boa ferramenta usada para estimular a participação das crianças, juntamente com seus familiares, na realização do Evangelho no Lar.
Foi neste ano de 2023 que conhecemos este recurso, aqui no Centro Espírita Luz do Caminho – Celuca.



A Maleta do Evangelho foi compartilhada por nossa evangelizadora Ivete. Ela desenvolveu a atividade a partir de uma ideia apresentada em um grupo de estudo sobre Evangelização Infantil. Carinhosamente confeccionou a primeira maleta que circula entre os lares dos evangelizandos, contendo:
-
Instruções e dicas de como fazer o Evangelho,
-
Um pequeno caderno onde é anotado o nome das pessoas que participam,
-
Um livro de bolso para mensagem,
-
O livro Meu Pequeno Evangelho1,
-
Materiais para que a criança possa se expressar após a oração, por meio de desenho, pinturas ou palavras, conforme sua vontade.
Hoje as maletas se multiplicaram e esse trabalho faz parte de todas as turmas, do Maternal ao Intermediário.

Um fato marcante na que demonstrou a importância de a criança sentir-se como parte integrante do processo, aconteceu em julho deste ano. Durante o feedback em nossa reunião, após as aulas de Evangelização, a evangelizadora do Intermediário relatou que as crianças não queriam participar do sorteio naquele dia e notou um desinteresse por parte da turma.
Esta fala me chamou a atenção e me levou a refletir… O que poderia estar causando isto? Por que crianças que frequentam as aulas desde pequenas, estavam indiferentes? Onde estaria o problema?
Após analisar a questão, a resposta veio certeira, um descortinar dos olhos, a maleta! O que realmente inibia as crianças era a maleta. Para elas, a maleta toda enfeitada era muito infantil, não as representava, não faz mais parte da fase em que agora se encontram. Na idade de 10 a 11 anos as crianças pensam: “Não somos mais crianças!” e isto é natural, faz parte do processo de crescimento.
Assim surgiu a ideia de fazer uma mochila no estilo saco, e porque não? É leve, jovial e moderno. Conversei com a evangelizadora Edilza e alinhamos alguns detalhes. O fundamental era fazer a mochila com a participação das próprias crianças, uma coisa simples, que os representasse e tivesse o toque de cada um.
Assim nasceu a Mochila do Evangelho! A ideia foi muito bem aceita pela turma, todos empolgados para a construção do material. 
A mochila contém:
-
Pequeno livro espírita, de mensagens diárias,
-
O Evangelhinho Segundo o Espiritismo2,
-
Um livro de história espírita,
-
Um roteiro explicativo sobre o Evangelho no Lar,
-
Uma folha para se expressarem e deixarem uma mensagem para a turma.
Em O Livro dos Espíritos podemos ler:
Pode-se considerar como missão a paternidade?
– É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões.3
É importante para os pais e responsáveis a conscientização de que a criança aprende de acordo com o que está vivenciando. Eis aqui a grande responsabilidade de sermos exemplos.
Nestas horas lembro-me da famosa frase: “Que mundo vamos deixar para nossos filhos? Que filhos vamos deixar para o mundo?”4
Silvia Maria dos Santos Amancio Ribeiro
C.E. Luz do Caminho – CELUCA
Regional Vale do Paraíba
Referências:
¹RIVAS, Luís Hu, Mitchell, Ala. Meu pequeno Evangelho, Ilustrações: Maurício de Sousa, Editora Boa Nova.
Pode ser encontrado em:
²BERGALLO, Laura, O Evangelhinho Segundo o Espiritismo, São Paulo, Editora Lachatre, 2018.
Pode ser encontrado em:
³KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, questão 582.
4Lordes Richard, Revista Natura, abril de 1997.
Post Views: numero de visitas 102