Um convite ao alvorecer

Um convite ao alvorecer

Em 2022 a Equipe de Apoio à Evangelização Infantil iniciou a Formação Continuada com o estudo do livro Curso de Preparação para Evangelizador da Infância, com grupos em todos os dias da semana. Assim sendo, Fernanda Horwath, Viviane Eloy e eu, Chirlene Muniz, ficamos à frente do grupo de terça-feira. Finalizado o estudo do livro citado, deste grupo saíram outros três grupos de estudo. Um deles, em que nós três demos continuidade, optou por estudar o livro Um Convite ao Alvorecer – 3.000 dias de Evangelização1.

Este livro é a continuação de A Evangelização no Mais Além. Ele é dividido em duas partes. Na primeira parte, acompanhamos nosso amigo Lúcio, na tarefa da Evangelização nos dois planos, nos dando ricos detalhes do Plano Espiritual. E observamos que neste intenso trabalho de evangelização na Infância, na juventude, no ventre e na preconcepção (ainda em fase de implantação no plano dos encarnados, mas em pleno funcionamento no plano espiritual há décadas) (SIC), Lúcio compartilha conosco outra experiência marcante na tarefa de Evangelizar, a exemplo do primeiro livro.

Temos a oportunidade de estudar com detalhes o trabalho espiritual junto a vários Espíritos recambiados pela delicada experiência do ab4rt4.

Especificamente na Colônia Alvorecer, acompanhamos todo o processo de ligação e, posterior desligamento, de um Espírito ao corpo de uma jovem. Tivemos enriquecedores aprendizados nesta experiência, que nos conduz a entender a importância do exercício do perdão como fruto essencial do autoconhecimento e amadurecimento para nossa evolução.

Temos passagens emocionantes relatadas no processo de preparação para o reencarne, na não aceitação da gravidez, no acoplamento do Espírito, na decisão da prática do ab4rt4 e no processo de desligamento, tanto no plano físico como no plano espiritual. Uma enriquecedora narrativa que nos dá um entendimento completo do que ocorre, nos dois planos, com a prática do ab4rt4. Uma história que não nos permite julgamentos e apenas acolhimento da dor, tanto do encarnado, como daquele que não teve a oportunidade do reencarne.

Lúcio nos mostra a importância da Evangelização Infantil e da rede que se forma ao redor dos evangelizandos, dando estrutura e entendimento da Lei de Justiça e Amor com a qual Deus nos abraça, com os zelos de Seu Infinito Amor. (SIC)

Ele também nos leva a conhecer histórias de casais que foram submetidos à evangelização na preconcepção, trazendo riqueza de detalhes deste trabalho que acontece em fase de experimentação por alguma Casas, enquanto outras nem sabem que fazem esse gênero de tarefa, mas prestam o serviço intuitivo a Jesus.

Na segunda parte do Livro, temos diversos textos de Eurípedes Barsanulfo, que vem socorrer as necessidades de entendimento espiritual perante os desafios que a geração nova requer de seus educadores e evangelizadores. (SIC)

É um livro que nos trouxe muitos esclarecimentos e aprendizados neste universo da Evangelização Infantil. Situações que nos dão uma dimensão muito além daquela que vivenciamos no nosso trabalho como Evangelizadores Infantis. Situações pormenorizadas de trabalhos que, se um dia imaginamos existir, vimos detalhadamente serem explanados nas páginas que nos trouxeram um gosto de “quero mais”. Querer buscar um aprofundamento no estudo. Este livro, com sua linguagem e exemplos, abre os nossos olhos para a importância da Evangelização Infantil, que vai muito além daquela que vivenciamos hoje nas nossas Casas Espíritas.

Uma leitura enriquecedora, recomendada a todos os voluntários da Seara Espírita, para uma maior compreensão da importância do trabalho da Evangelização Infantil.

 

Chirlene Macedo Aurelio Muniz

Evangelizadora infantil – CEAE Santos

Equipe de Apoio à Evangelização Infantil

Referência:

1 FARIAS, Janaína. Um Convite ao Alvorecer – 3.000 dias de Evangelização, pelos Espíritos Eurípedes Barsanulfo e Lucio de Abreu, Belo Horizonte, Editora Semeador, 2022.