Evangelização Infantil – O amor que nos une: sentir, crescer e servir

Evangelização Infantil – O amor que nos une: sentir, crescer e servir

2023 foi um ano intenso para a Evangelização Infantil em nosso movimento. Os desafios de retomar, manter e ampliar o trabalho movimentaram esforços de um grupo unido pelo amor: voluntários da Evangelização. Voluntários novos, antigos… Todos buscando sentir, crescer e servir. De todos os lugares nos chegam relatos de pessoas que compreenderam o trabalho como benção, e a ele se dedicaram, buscando sua melhoria espiritual e a daqueles que os rodeiam.

Esta retrospectiva é um exemplo, uma “amostra grátis”. Que esperamos inspire muitos leitores a continuar e a engrossar as fileiras da Evangelização Infantil.



EVENTOS DE FORMAÇÃO INICIAL (CURSOS) E CONTINUADA (GRUPOS DE ESTUDO, ENCONTROS, LIVES)



Iniciativas da Equipe de apoio à Evangelização Infantil – AEE


I – Ciclo de palestras online sobre Inclusão na Evangelização. Foram apresentadas três lives:

11/02/2023: A primeira palestra, intitulada Perspectiva Inclusiva na Evangelização com Franciana Castro e participação de Lúcia Moysés, autora do livro A evangelização de portas abertas para o autismo. https://www.youtube.com/live/QNsU9sRoEHo?feature=share

21/05/2023: Os desafios da comunidade surda: Numa roda de conversa, conhecemos um pouco a trajetória de quatro pessoas com deficiência auditiva. https://www.youtube.com/live/hyoOXa2jz6g?si=znS96s0CNfdn3H94

04/06/2023: Os desafios da comunidade surda – parte 2: Este segundo bloco foi voltado para a prática espírita, as condutas dos estudos bilíngues, a pedagogia visual, a importância do acolhimento dos pais de crianças surdas e vice-versa, na Evangelização infantojuvenil. https://www.youtube.com/live/9nTwWCSDDVI?si=PkZGZz4aikzicSJf

Em 2024 teremos o curso sobre inclusão, nos meses de junho e julho. Marque em sua agenda!

Maria Filomena C. Lopes – Equipe de apoio à Evangelização Infantil


II – 2ª Oficina para facilitadores: Com a finalidade de preparar mais evangelizadores da infância a ministrarem o curso de formação de novos evangelizadores, foram organizados quatro encontros que aconteceram nos dias 4, 11, 18 e 25 de março de 2023. Reunimos em média 16 participantes que puseram a “mão na massa”. Conversamos sobre andragogia, método e técnicas de ensino-aprendizagem e planejamento de aula. Certamente, você que está lendo sabe muito a respeito, mas talvez não tenha trazido à consciência esse conhecimento. Ao final, houve muita conversa, muita troca de experiências e um sentimento de que algumas sementes foram plantadas. Estamos certas de que cumprimos o nosso papel, indicado pela espiritualidade na mensagem inicial e final a esse grupo, baseado na parábola do semeador. Nós semeamos e estimulamos mais pessoas a semearem, com amor, dedicação, conhecimento e planejamento.

Essa foto é de nosso último encontro no dia 25/03/2023.

Ana Flávia de Faria Guimarães – regional Piracicaba


III – Curso de preparação para evangelizadores da infância, que ocorreu no 1º semestre de 2023, de 06/05 a 17/06, de modo virtual.

Pretendíamos formar uma sala com aproximadamente 40 alunos, mas, devido à procura, formamos duas salas. Foram sete encontros com 4 horas de duração cada um. Tivemos a participação de facilitadores/expositores de várias regionais e alunos até do exterior (Portugal).

Os participantes realizaram um estágio de observação e outro prático como condição para concluir o curso. Houve uma aula especialmente para orientar sobre a elaboração do Plano de Aula, esclarecendo as dúvidas que surgem no início do trabalho. Tivemos 35 novos evangelizadores.

Sandra Regina Pizarro – regional SP Centro e Katia Freitas – regional Litoral Sul


IV – Aprimoramento de dirigentes de Evangelização Infantil: A Equipe de Apoio à Evangelização Infantil notou a necessidade de oferecer aos Coordenadores/Dirigentes, esclarecimentos e noções de liderança (que chamamos aqui de “Liderança Servidora”). Como também, a compreensão do funcionamento do trabalho de coordenador regional da evangelização infantil e/ou dirigente da evangelização nas casas, proporcionando condições necessárias para o desenvolvimento da tarefa, com a finalidade de gerar maior harmonia.

Esse projeto piloto aconteceu em dois finais de semana do mês de novembro (11 e 12 / 18 e 19), onde somente os Coordenadores Regionais e sua equipe foram convidados a participar.

Objetivos:

  1. Esclarecer sobre o funcionamento do trabalho.

  2. Aprimorar o papel do líder no trabalho de Evangelização Infantil.

  3. Desmistificar que é uma tarefa difícil.

  4. Proporcionar condições necessárias para o desenvolvimento da tarefa.

O projeto foi dividido em quatro módulos com duração de 3 horas:

1 – História e Origem da Evangelização Infantil

2 – Organização: Material e Espiritual (com base nos livros Ainda existe Esperança – Adeilson Salles e Espírito Luiz Sergio e A Evangelização no mais além – Janaína Farias e Espírito Lúcio de Abreu).

3 – Comunicação Não Violenta

4 – Noções de direção centrada no grupo e a relação com o conceito de liderança servidora

Em 2024 o aprimoramento será oferecido a todos que coordenam o trabalho de Evangelização Infantil. Aguardem!

Regina Mocchetti – regional Araraquara


V – Este ano conseguimos realizar o 16º Encontro de Evangelizadores Infantis da AEE, de forma presencial. O evento aconteceu no dia 27 de agosto de 2023, na cidade de Limeira.

Foi um momento emocionante em que reunimos cerca de 170 evangelizadores, que tiveram a oportunidade de participar de módulos onde refletiram sobre a importância de estar em constante estudo e aprendizado para oferecer, de uma maneira mais efetiva, recursos para que as crianças conheçam e vivenciem o Evangelho de Jesus. Bem como, puderam refletir sobre o momento em que Jesus nasceu no coração de cada um. Todos nos sentimos acolhidos, amparados e unidos neste Caminho que escolhemos (ou fomos escolhidos) para direcionar os pequeninos sob nossa tutela.

Estávamos sentindo falta desse carinho conosco mesmos. A pandemia nos possibilitou novas formas de caminhar, mas também nos causou dores, principalmente na despedida de pessoas queridas. Então, fortalecer esse vínculo de amor com Jesus, no trabalho da Evangelização, compartilhando experiências, dores e sucessos, foi fundamental.

A alegria do reencontro deixou uma marca especial em cada coração.

Que venham os próximos!

Chirlene Macedo Aurelio Muniz – regional Litoral Centro


Iniciativas das regionais


A formação continuada para evangelizadores de crianças na regional ABC tem como objetivo capacitar para desempenhar papel essencial na transmissão dos princípios espíritas de maneira adequada ao público infantil, contribuindo para que se promova o desenvolvimento integral das crianças e se estimule valores éticos e morais. Abaixo estão alguns objetivos específicos deste tipo de formação:

  • Conhecimento dos Princípios Espíritas

  • Metodologias de Ensino

  • Planejamento de Aulas

  • Desenvolvimento Moral e Ético

  • Contação de Histórias e Atividades Lúdicas

  • Socioemocional

  • Inclusão e Diversidade

  • Diálogo com os Pais

  • Estudo de Casos e Situações Desafiadoras

  • Vivência Prática

Marcos Paulo Alencar – regional ABC


A regional SP Leste realizou o Curso on-line para Novos Evangelizadores da Infância em setembro de 2023. Foram grandes aprendizados e muitas emoções!

Simone Kobaiaci – regional SP Leste


Em 03/12/2023 a regional SP Leste produziu a live: Quais os desafios que encontramos no dia a dia do trabalho da Evangelização Infantil? O evento proporcionou a reflexão sobre diversos recursos que podem ser utilizados no trabalho e a troca de experiências entre os voluntários da Evangelização Infantil.

https://www.youtube.com/live/1ZhnG7h8N8c?si=o4tb7SHwCJQmXn-w

Simone Kobaiaci – regional SP Leste


Em 29/10/2023 aconteceu o 2º Encontro de Evangelizadores Infantis da Regional Litoral Centro, realizado na Fraternidade Espírita Evangelho de Luz, na cidade de Santos.

51 evangelizadores foram levados a refletir sobre as dificuldades que estamos passando, sejam de ordem financeira, saúde, familiar ou outros motivos, e como estamos resistindo a tudo, priorizando o trabalho com os pequenos. Refletimos também sobre os desafios que encontramos com as dificuldades e jeito de ser de cada pessoa da nossa família. Cada um pensando de uma maneira, mas procurando dar o melhor de si para juntos construirmos um Lar. Assim é o trabalho da Evangelização, cada um tem o seu modo de ser, de se expressar, de participar e cabe a nós o trabalho de entender o outro, procurando auxiliar àqueles que se encontram em dificuldades e muitas vezes não conseguem verbalizar de uma forma clara.

Chirlene Macedo Aurelio Muniz – regional Litoral Centro



EVENTOS DE INTEGRAÇÃO ENTRE CRIANÇAS, FAMÍLIAS, EVANGELIZADORES E OUTROS VOLUNTÁRIOS DA CASA ESPÍRITA



A regional Litoral Centro realiza anualmente, na primeira semana de outubro, a Mostra Espírita. É uma oportunidade para divulgar o trabalho da Evangelização Infantil, pois os evangelizandos são incentivados a convidarem um amiguinho, um parente, um vizinho, a participarem.

Durante a primeira reunião do ano os coordenadores de Evangelização apresentam sugestões, de acordo com o tema anual da Evangelização Infantil da Aliança. Então é feita uma votação para eleger a Mostra do Ano. A partir daí, a Mostra Espírita vai sendo desenvolvida com o mesmo sentido de apresentação em todas as Casas.

Conectados ao Plano Superior, sentindo o amparo da Espiritualidade a emoção tomou conta de todos. As crianças levaram os amigos, os pais levaram os pais dos amigos e outras pessoas.  Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da Evangelização Infantil, apresentado pelas crianças, evangelizadores e pais. Também puderam refletir sobre a importância de conhecer os caminhos, com as virtudes e sentimentos, que Jesus nos convida todos os dias a trilhar ao Seu lado.

Chirlene Macedo Aurelio Muniz – regional Litoral Centro


O CEAE Vila Nhocuné (regional SP Leste) realizou quatro eventos que tiveram um objetivo em comum: envolver os demais voluntários da casa nas atividades da Evangelização Infantil. Foram eles:

Visita Fraterna

Objetivo: Levar as crianças na casa confrade para conhecerem e trocarem experiências com as crianças de lá. Os voluntários da casa que possuem carro foram convidados para ajudar no transporte, numa aventura fraterna. Realizou-se um dos mais inesquecíveis dias de evangelização infantil, juntamente com o CEAE Jd. Marília.

Caravana vem comigo

Objetivo: ir com o grupo de voluntários da Evangelização Infantil às turmas de Escola de Aprendizes do Evangelho falar sobre a profundidade e importância do trabalho. A partir do convite: Vem comigo? Vem ver com seus próprios olhos um trabalho com poder de transformar a sua vida, a principal tarefa era levar ao menos um aluno da Escola para visitar a Evangelização Infantil. Deu certo!

Visita ao trabalho Bem-estar

Bem-estar é um grupo de seniors que se reúne um domingo por mês com atividades e palestras voltadas à melhor idade.

Objetivo: Levar as crianças e seus responsáveis a um dos trabalhos sociais da casa para que pudessem conhecer e trocar experiências.

Foi uma emoção inexplicável ver as crianças trocando informações e participando das atividades com o grupo de pessoas mais experientes da casa. Um momento mágico cheio de amor e troca.

Café especial no Dia das Crianças

Objetivos: Proporcionar a integração e colaboração de todos os voluntários da casa nesta atividade. A turma da Mocidade compareceu com violão, muita música e alegria para recepcionar as crianças. A Pré-mocidade compareceu com a ilustre presença do SENHOR PIRATA. Os demais voluntários da casa também estiveram presentes, ajudando como podiam na organização deste café especial.

Todos uniram forças para ajudar e direcionar as crianças a encontrarem o verdadeiro tesouro no centro (Ensinamentos de JESUS) Onde estará este tesouro? Foram dadas várias dicas, percorridas as indicações de um mapa da casa e numa grande caçada conseguiram chegar ao tesouro escondido.

Com muita alegria e com o coração cheio de amor encontraram um baú com uma medalha e uma foto de Jesus e as crianças.

Maria Eliana Vieira – regional SP Leste


As equipes de Evangelização Infantil, Pré-Mocidade e Mocidade da regional Araraquara elaboraram e realizaram o Encontro de Pais 2023, cujo tema foi: De 0 a 18 que língua meu filho fala?

Para apresentar este evento contamos com o depoimento de um participante:

No dia 15 de Novembro tive o prazer de participar do primeiro encontro de Pais da regional Araraquara. Foi uma manhã maravilhosa! Houve uma palestra que abriu nossa mente sobre como estamos educando nossos filhos. O bate papo na sala com outros pais foi uma troca de experiências absurda, onde consegui compreender ainda mais a missão de ser pai. A integração com todos os participantes e as crianças se fez com uma dinâmica descontraída e gostosa. No encerramento houve uma mensagem divina. Foi uma manhã abençoada que deixou em mim uma grande expectativa para o próximo encontro. Aqueles que não puderam participar do primeiro que venham no segundo, pois é uma oportunidade ímpar.

Rodrigo Thomaz – regional Araraquara


O Encontro de Evangelizadores, crianças e pais de todas as casas da regional Ribeirão Preto foi realizado na Casa Reluz em 07.10.2023, das 7h30 às 12h, com os objetivos de estreitar laços e fazer com que as crianças se sentissem acolhidas como iguais em sua diversidade.

Foram apresentadas histórias e atividades em torno das parábolas: O semeador, a ovelha perdida, o joio e o trigo e o bom samaritano. Uma sala foi destinada aos pais, que fizeram uma apresentação no final, o Pano Mágico. No encerramento houve a presença do coral formado por voluntários das casas da regional e distribuição de sacolas com guloseimas.

As crianças gostaram. Os pais de algumas crianças autistas ficaram surpresos ao perceberem como os filhos prestavam atenção nas histórias e se relacionavam com pessoas com quem não têm convívio. Certamente isso se deu pelo ambiente bem alegre, seguro e luminoso que se formou neste dia.

A elaboração do encontro foi responsabilidade da equipe de coordenação da Evangelização Infantil e dos dirigentes das casas, inclusive a arrecadação de fundos. O próximo já tem data marcada: 06.07.2024.

Neide Aparecida Cola Teixeira – regional Ribeirão Preto


No dia 12 de outubro de 2023 as crianças que frequentam a Casa Espírita Alvorada Cristã de Indaiatuba (regional Campinas) participaram de um piquenique com o grupo Elevart – que é um coletivo de pessoas trans no skate e na arte. Este grupo oferece a introdução do esporte para as crianças, enfatizando a persistência e a confiança, aptidões necessárias à prática do skate. Na pista, as crianças tiveram contato com o esporte pela segunda vez e se divertiram muito.

Ivone Sanabria de Roma – regional Campinas


Em 14 de Outubro de 2023 aconteceu a festa das crianças da Evangelização Infantil do Centro Espírita Caminho da Luz, em Petrolina-PE (regional Campinas). Participaram as crianças que são assistidas nos trabalhos sociais de entrega de cestas básicas e na Evangelização Infantil, que acontece aos sábados à tarde.

Contou com o auxílio de outros voluntários da casa, além dos Evangelizadores. Receberam doações de brinquedos, lanches e guloseimas, tornando a ação mais especial e alegre. Esta foi mais uma grande oportunidade para levar alegria e acolhimento às crianças e encher de gratidão os corações dos voluntários que se dedicam a esse trabalho de amor e auxílio ao próximo!

Marcello Augusto de Souza – regional Campinas


As casas da regional Centro-Oeste comemoraram o Dia das Crianças. Foi uma oportunidade de contribuição por parte dos demais voluntários e de confraternização.

Leila Lino Escobar – regional Centro-Oeste


Que a luz do Mestre nos ilumine agora e sempre!

Maria Filomena Cordeiro Lopes

Equipe editorial do blog para a Evangelização Infantil

Com a colaboração de:

Ana Flávia de Faria Guimarães – regional Piracicaba

Chirlene Macedo Aurelio Muniz – regional Litoral Centro

Ivone Sanabria de Roma – regional Campinas

Katia Freitas – regional Litoral Sul

Leila Lino Escobar – regional Centro-Oeste

Marcello Augusto de Souza – regional Campinas

Marcos Paulo Alencar – regional ABC

Maria Eliana Vieira – regional SP Leste

Neide Aparecida Cola Teixeira – regional Ribeirão Preto

Regina Mocchetti – regional Araraquara

Rodrigo Thomaz – regional Araraquara

Sandra Regina Pizarro – regional SP Centro

Simone Kobaiaci – regional SP Leste