Educação com sabor de eternidade

Educação com sabor de eternidade

Evangelizadores costumam estar sempre em busca de materiais, conteúdos, livros, enfim, tudo o que possa enriquecer sua bagagem, melhorando suas aulas, fazendo os olhos das crianças (e dos pais) brilharem.

O livro Educação com sabor de eternidade – experiências bem-sucedidas de evangelização1, por Lucia Moysés e outros autores, encaixa-se muito bem nessa busca.

Este livro me trouxe várias reflexões. A primeira delas é que as experiências já têm mais de 9 anos e nesta quase uma década foi possível ver diversos desdobramentos e evoluções relacionados às experiências relatadas. Direta ou indiretamente elas reverberaram no movimento espírita.

Outra reflexão é que todas as experiências partiram de uma necessidade observada, de algo que não estava muito bom ou que precisava ser aperfeiçoado. Perceber que os processos mudam e que as estratégias também precisam mudar é o primeiro passo para que consigamos fugir da estagnação ou até da morte do trabalho. E, sem querer esgotar as reflexões, a importância do compartilhamento, que é o objetivo principal do nosso trabalho na publicação neste blog.

Os oito relatos de experiências a seguir foram inicialmente apresentadas em um seminário do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro:

Parte I – Anúncios de um novo olhar

O primeiro capítulo, escrito por Lucia, aborda as transformações que vêm ocorrendo na sociedade e como impactam a educação do espírito. Uma das ideias que chama a atenção é, nas palavras da autora: Se o momento atual é assinalado pela fugacidade das relações e dos compromissos, não podemos perder tempo.2 Precisamos organizar o programa de aulas de modo a oferecer o que é essencial.

No capítulo 2, Evangelização para bebês, por Fernanda Vasconcelos, lemos sobre uma experiência que estava começando no Rio de Janeiro, na época. Baseando-se no livro Evangelizando bebês, de Cintia Vieira da Silva Soares, e no material de Sheila Passos, Fernanda detalha como planejaram o trabalho e as aulas.

Parte II – Lições do Evangelho na prática

Engloba três relatos:

Doe um beijo e um abraço a uma vovozinha, experiência vivenciada pela evangelização da Associação Espírita Casa dos Humildes, em Recife / PE, junto às idosas do Lar Geriátrico, mantido pela instituição. O projeto foi desenvolvido partindo de uma necessidade observada, o fato de que as idosas não estavam recebendo visitas frequentes e havia uma carência afetiva. À primeira vista pensamos que seria alguma coisa muito simples, como as crianças se organizando para fazer visitas. Mas, à medida que vamos lendo sobre o projeto, percebemos a riqueza de detalhes que culminou em diversas atividades envolvendo toda a comunidade da casa espírita.

O próximo relato, Educação pelo Multi Irão, é apresentado por Daniel Francisco Rossi, do Centro Espírita Caminheiros do Bem, de Curitiba. Iniciou-se com a ideia de entrevistar pessoas com histórias transformadoras, filmando seus depoimentos e divulgando os vídeos num canal do YouTube, para que servissem de inspiração a outras pessoas. E evoluiu para a criação de uma rede para conectar pessoas interessadas em ajudar quem estiver necessitando de ajuda. Não apenas conectar, mas também elaborar o projeto, pensar em todos os detalhes como materiais, financiamento e outros. O ponto alto deste capítulo é o tópico Assistência em compartilhar e não em dar. Transcrevo um trecho que explica bem do que se trata:

Nossa experiência nos diz que a assistência pontual, a arrecadação de bens para doações específicas, em relações de curto prazo, são necessárias em muitas situações e circunstâncias extremas. Mas essa lógica deveria ceder espaço para ações que estabeleçam relacionamentos mais duradouros entre os voluntários, educadores e educandos. Ela pode ser exercida por todos, desde um jovem que pode estudar em escolas de primeira linha, dando aulas de reforço para jovens de escolas com baixo desempenho nas medições oficiais, até um jovem com suas carências sociais, tornando-se ele próprio voluntário de outras causas sociais, em outras localidades e comunidades.3

No relato há a descrição de diversos projetos, com as referências eletrônicas onde podemos encontrar mais detalhes.

O capítulo 5, denominado Mãos na massa – desafios para a Mocidade, foi escrito por Luiz Carlos de Freitas Júnior, atuante no movimento espírita do Rio de Janeiro. O texto traz uma boa introdução sobre os objetivos de uma Mocidade Espírita, o papel daqueles que coordenam as Mocidades e a importância do trabalho voluntário para os jovens.

O projeto se desenvolveu a partir de 2013, na confraternização de Mocidades, cujo tema era: No teu coração, uma semente. Que frutos dará? Durante a confraternização os jovens se perguntavam por que o mundo não passava logo para um mundo de regeneração. Chegaram à conclusão de que esta mudança depende da atitude dos habitantes da Terra. Resolveram criar uma série de atividades que resultou na criação do Clube das Sementes, detalhadas no relato.

Por fim, a parte III, intitulada Imagens e Criações, engloba 4 experiências:

Sentimento foi escrito por Guilherme Fraenkel, atuante na Evangelização Infantil no Rio de Janeiro. Apresenta a história da Evangelização na Casa Espírita Cristã Maria de Nazaré, situada na Rocinha, zona sul da cidade, as mudanças que ocorreram na forma de pensar a Evangelização e que culminaram na abordagem que leva em consideração a cognição, a interação e o sentimento. Dada a escalada da violência na região e as consequências que ela acarretou para a comunidade do centro espírita, desenvolveu-se o projeto: O que é paz para você? Calcado no trabalho de pesquisa e de gravação de depoimentos. O relato se encerra com a definição do que é paz para o grupo que realizou o projeto:

Para nós paz é a capacidade de recebermos o outro como é, sem a pretensão de moldá-lo. É carregar o desejo de partilhar o que aprendemos e seguirmos juntos em uma grande construção coletiva que possa garantir a todos a plenitude espiritual a que tanto aspiramos.4

Evangelizando além da casa espírita: canal no YouTube, escrito por Alex Viana, fala de um projeto que surgiu da necessidade de encontrar uma nova forma de comunicação entre os participantes da confraternização de Mocidades do Rio de Janeiro. Essa forma – a produção de vídeos – é descrita com detalhes e seu resultado pode ser visto no canal do YouTube. Os aprendizados envolveram desde o conhecimento de novas ferramentas e métodos para a elaboração dos vídeos até a compreensão do que é essencial ao transmitir as mensagens.

Trabalho para Jesus: um blog diferente, escrito por Carla Beatriz Barbosa Duarte, relata a construção de um blog para divulgação das experiências de Evangelização dos lugares que frequentava. Ela descreve o passo a passo para criar o blog, algumas das diversas atividades que lá publicou, bem como comentários e pedidos de ajuda que passou a receber no blog.

O último capítulo, quadrinhos ALP, escrito por Artur Mendes, relata a sua experiência de desenhar e produzir quadrinhos úteis na Evangelização Infantil, e que culminou na criação de um site para divulgação do material produzido.

Para encerrar este texto, transcrevo abaixo um trecho do capítulo 8, Trabalho para Jesus: um blog diferente:

(…) muitos têm dificuldade em compartilhar o conteúdo aplicado dentro da sala, por acreditar que o que faz é muito simples e básico, que qualquer pessoa pode fazer igual, que as pessoas poderão criticar. O que vejo, na prática, é que uma ideia puxa outra, e muitas vezes um recurso simples, como um tabuleiro riscado em uma cartolina, pode ter um resultado muito maior do que todo o conteúdo que apresentamos oralmente, e esse mesmo tabuleiro pode ser usado em outro momento, em outro tema, com outra abordagem que o outro enxergou e nós não.5

Essa visão é também a que nos move a continuar as publicações neste blog: a certeza de que o simples e o pouco podem ser inspiração para muitas ideias e reflexões.

 

Maria Filomena Cordeiro Lopes

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

Referências:

1 Moysés, Lucia. Educação com sabor de eternidade / organizado por Lucia Moysés e colaboradores, março de 2016, Capivari, SP, Editora EME.

2 Idem, págs. 28 e 29.

3 Idem, págs. 99 e 100.

4 Idem, pág. 164.

5 Idem, pág. 213.

 

 

 

One Thought to “Educação com sabor de eternidade”

  1. Gloria

    Vou ler agora mesmo!!
    Senti o sabor de eternidade já nesta resenha. Obrigada por compartilhar suas impressões!!

Comments are closed.