Bibo

Hoje, em nosso Momento Literário, um mini conto baseado na observação de uma situação real. Amizade, amor aos animais, podem ser os temas abordados.

Bibo – Um cachorro insistente

De novo aquele cachorro veio latindo para cima dele!

Marcos não aguentava mais. Toda vez que chegava à casa da avó era a mesma coisa. O cachorro, com seu latido ardido, avançava no menino, que esgueirava, tentando escapar. Não queria ficar lambuzado e cheirando a cachorro…

Bibo, porém, não se abatia e continuava a perseguir o garoto, abanando o rabo e provocando, correndo para lá e para cá. Até que a avó interferia e fazia com que ele se calasse e se aninhasse em sua cesta a um canto da casa. De vez em quando, levantava a cabeça e ensaiava um abano com o rabo, olhando em direção a Marcos. A cena repetiu-se ao longo de dois meses. Longos meses para um pequeno cachorro, como o Bibo.

Desta vez, contudo, foi diferente. Para felicidade do filhote e, na verdade, também para Marcos. Depois de fugir, reclamando muito, o menino sentou-se no sofá, ajeitando-se numa almofada colorida. Distraído, pretendia ver algo na televisão. Bibo, num relance, saltou sobre o seu colo e acomodou-se quietinho. Talvez pego pela surpresa, Marcos não reagiu e até esboçou um afago, timidamente. Durante um bom tempo eles ficaram assim. Até que a avó os chamou para uma refeição. Marcos para um lanche e Bibo para uma tigela de ração.

Pode ser que agora o cachorro, que vem latindo, abanando o rabo, passe a ser “o” Bibo, um amigo para o Marcos.

 

Marcelino T. Vargas

Equipe de apoio à Evangelização Infantil