O homem de bem e a valorização das virtudes

O homem de bem e a valorização das virtudes

 

Uma tarefa importante que não pode ser esquecida pelo centro espírita é a de incentivar a formação espírita das novas gerações, preocupando-se com o futuro do Movimento.

O apoio espiritual que acolhe o Espírito recém-encarnado é a Evangelização Infantil, o trabalho na casa espírita que recebe as crianças, desde o nascimento, e as suas famílias. Este trabalho oferece esclarecimentos espíritas, estudos, vivências, tudo de forma lúdica, de modo a atingir os objetivos para cada ciclo, conforme a idade, além de proporcionar energias salutares para o bem estar emocional, físico e espiritual de todos. Contribui assim com a formação espírita das novas gerações e de homens de bem na sociedade.

“O principal objetivo da Evangelização Infantil é dar recursos certos, justos, verdadeiros a criança, evitando desde o início que o seu subconsciente arquive ideias errôneas sobre a vida, a morte e o futuro do Espírito em temporária evolução da matéria. É cultivar no espírito desde o início da vida terrena a aquisição da moral e do saber.” (1)

O Evangelho segundo o Espiritismo diz que “o homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza.” (2)

Então devemos nos conscientizar de que vale a pena insistir nos valores morais e no cultivo das virtudes, para evolução do Espírito e de toda a humanidade.

A partir destas reflexões, como podemos ensinar as crianças a serem homens de bem, de acordo com o Evangelho, desenvolvendo as virtudes e praticando a lei da justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza?

Uma das formas mais eficazes é através das histórias infantis. Elas são ferramentas importantes na formação da identidade e dos valores de toda criança.

A contação de história atua no psiquismo infantil. A criança muitas vezes não consegue nomear e compreender seus sentimentos, muito menos administrá-los, trazendo desconforto emocional. Através das histórias elas ouvem e falam com mais naturalidade e facilidade sobre o tema e o assunto proposto. Essa é a linguagem do sentimento, que acaba se expressando melhor através da metáfora, da imagem, do personagem, enfim, dos elementos que vão surgindo no conto.

A narração de histórias fala às crianças mais profundamente do que a linguagem cotidiana. Os pequenos conseguem falar sobre os seus problemas e a lidar melhor com seus sentimentos, desenvolvendo as virtudes de forma lúdica e divertida.

Apresento alguns livros que auxiliam no desenvolvimento dos valores e virtudes:

A – O livro das virtudes para crianças, de William J. Bennett, traz mensagens de coragem, perseverança, responsabilidade, trabalho, autodisciplina, compaixão, fé, honestidade, lealdade e amizade. É uma obra para toda a família que proporciona momentos de descontração e aprendizado juntos. Através da literatura as crianças poderão trilhar o caminho da nobreza, da gentileza e da bondade.

Podemos utilizar O livro das virtudes para as crianças na Evangelização Infantil durante o tempo de espera até o início da aula. E para os pais e responsáveis é uma obra perfeita para desfrutarem juntos com seus filhos momentos de descontração e fortalecimento dos laços familiares.

B – Os livros da Evangelização Infanto-juvenil da Editora Aliança apresentam histórias apropriadas ao desenvolvimento dos temas propostos para serem trabalhados semanalmente com as crianças.

A Evangelização Infantil possui um programa organizado para proporcionar a vivência da moral cristã à infância e aos pais ou responsáveis.

C – O Evangelho segundo o Espiritismo, que contém as explicações das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida.

No capítulo XIX, item 11, as instruções dos Espíritos relatam que a fé, a esperança e a caridade são as virtudes mais importantes e formam uma trindade inseparável.

A fé, inspiração divina, desperta todos os nobres sentimentos que conduzem o homem para o bem e é a base da sua renovação.

A caridade, segundo Paulo de Tarso, é o conjunto de todas as qualidades do coração, encontra-se na bondade e na benevolência com o próximo. Ele coloca a caridade acima da própria fé, porque está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular.

E a esperança é a confiança de que tudo isto aconteça.

Podemos também recordar a maneira de como Jesus transmitia seus ensinamentos que era através das parábolas.

Pensando na formação espírita das novas gerações e no desenvolvimento de virtudes para prepararmos as crianças do futuro em homens de bem, ainda nos deparamos com muitas famílias que desconhecem a missão de educar os Espíritos e desenvolver neles as virtudes para aproximá-los de Deus. Esquecendo-se da religião como fonte de apoio espiritual, tão necessária às crianças, além das necessidades de cuidado e bem estar.

O próprio Divaldo P. Franco disse:

“Temos ouvido alguns confrades:

— Eu não forço meus filhos para a evangelização espírita, porque sou muito liberal.

Ao que deveria ajuntar:

— Porque não tenho força moral.

Se o filho está doente, ele força a tomar remédios, se o filho não quer ir à escola, ele o exige. Isto porque acredita no remédio e na educação. Mas não crê na religião quando afirma:

— Vou deixá-lo crescer, depois ele escolherá. ”(3)

E eu digo a vocês: A criança que participa da Evangelização está a caminho de desenvolver as virtudes, de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, de amor e caridade.

Os livros edificantes vacinam a mente infantil contra o mal e são os maiores aliados para transmitir os valores éticos e morais que são o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem, possibilitando uma disposição habitual para o bem, para a força interior e retidão.

Simone Kobaiaci

Evangelização Infantil CEAE Manchester/Nice

Regional SP Leste

Equipe de Apoio à Evangelização infantil

 

(1) Autores diversos. Curso de preparação para Evangelizador da Infância, 3a. Edição, São Paulo: Editora Aliança, 2021, pag. 18.

(2) KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 3.

(3) Autores diversos. Curso de preparação para Evangelizador da Infância, 3a. Edição, São Paulo: Editora Aliança, 2021, pag. 8.

 

Você pode adquirir os livros na Editora Aliança:

O Evangelho segundo o Espiritismo: https://aliancalivraria.com.br/vitrines/19/mais-vendidos

Coleção Evangelização Infantojuvenil: https://aliancalivraria.com.br/categoria/109/evangelizacao-infantojuvenil

O Livro dos Pais: https://aliancalivraria.com.br/busca?query=livro+dos+pais

 

Leave a Comment