Aulas com passeios interativos

Aulas com passeios interativos

A Evangelização Infantil é uma atividade que ocorre nas Casas Espíritas, de fundamental importância para todos. Podemos dizer que é algo para sentir, interagir e vivenciar em todos os seus aspectos e com todos os seus participantes.

As atividades diversificadas que realizamos são momentos essenciais para que nossos evangelizandos possam aprender de forma lúdica e interativa. Podemos elencar algumas dessas atividades, como o passeio ao Zoológico, ao Museu Catavento e a realização de piqueniques.

Vale destacar uma boa prática do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho – Poá (Regional SP Leste), localizado na cidade de Poá: fazer piqueniques ao ar livre, na praça da cidade, para que as crianças possam brincar, cantar e interagir com os amigos e evangelizadores. É uma forma agradável de diversificar as atividades da Evangelização Infantil.

No piquenique trabalhamos o tema “Amor à Natureza” que consta na Programação da Evangelização Infantil (conforme o livro Vivência do Espiritismo Religioso). O grupo de Evangelizadores organiza o calendário no início do ano para trabalhar o tema citado e planeja o passeio para o período da Primavera ou Verão, em virtude do clima mais quente. Depois disso, convida as crianças e suas famílias para participarem do passeio. Elabora o roteiro do evento, iniciando com a recepção das famílias e crianças, depois o desenvolvimento de brincadeiras, como pular corda e mímica. Ao final, os presentes se juntam para compartilhar um lanche coletivo e fazem a reflexão sobre o passeio e tema trabalhado, além de um momento de prece cantada.

Esses momentos são primordiais para o envolvimento da família nas atividades da Evangelização Infantil, além da interação de todos por meio de atividades práticas.

Que possamos voltar às atividades da Evangelização Infantil com os nossos corações repletos de amor e esperança, além de muito aprendizado adquirido nestes tempos de pandemia.

Viviane Araujo de Melo

CEAE Poá

Regional SP Leste

Equipe de apoio à Evangelização Infantil

 

Onde encontrar informações sobre a Evangelização Infantil?

https://alianca.org.br/evangelizacaoinfantil/

Leave a Comment