Escola de Pais expandindo limites

Escola de Pais expandindo “limites”

Este programa de trabalho de Evangelização do ser tem caminhado lentamente desde a sua idealização.

Não é fácil para nenhuma das Casas da Aliança formar e manter um grupo de pais comprometido e participativo. São inúmeros os impedimentos relatados, e tem sido uma frequente reflexão para as nossas Casas.

Por outro lado identifica-se uma insegurança crescente nas relações pais e filhos, agravada nesta fase da pandemia. Muitos são os pais que comentam com os evangelizadores estarem sem saber como “lidar” com algumas situações e comportamentos dos filhos. Alguns que até solicitam fazer Cursos de Formação para dirigentes da Evangelização, Pré-Mocidade e Mocidade para “aprenderem” a lidar melhor com seus filhos. Precisamos nos lembrar de que a Escola de Pais é o “campus” que pode suprir essa necessidade dos pais.

A Escola de Pais está vinculada ao programa de Evangelização Infantil, mas não tem esse “limite”, há algum tempo nossas casas vêm sentindo a importância de se convidar os pais da Pré-Mocidade e Mocidade para participarem deste grupo de pais. O enriquecimento dessa amplitude de vivências, nas várias fases de desenvolvimento físico e emocional de nossos filhos têm sido marcantes, de extrema relevância e acolhimento aos pais com filhos de 1 a 18\20 anos.

Por orientações do Plano Espiritual há uma necessidade de se estruturar e divulgar intensamente esse trabalho da Escola de Pais. As casas da Aliança precisam se empenhar na implantação e fortalecimento desses grupos, que tanto amparo, acolhimento, esclarecimento e trocas podem proporcionar a cada um de nós, aprendizes que somos nessa missão de sermos pais.

Cabe a cada grupo, cada casa, vencer desafios e impeditivos para ofertar e desfrutar deste trabalho que expande a condição de evangelização das famílias e dos lares. Um “combo” que envolve e fortalece a pais e filhos, quando juntos nessa caminhada de crescimento do ser. Filhos evangelizados mais pais evangelizados estruturam um lar para ter a presença e amparo de Jesus, modificando a condição vibracional e harmônica do lar.

Os testemunhos, daqueles que participam de um grupo de Escola de Pais, são cada vez mais frequentes, sobre a significativa melhora do ambiente familiar. Além de os participantes desses grupos criarem, juntos, outro ambiente familiar dentro do grupo. Pais comprometidos e participativos, que passam a dividir com grupo temas e exposições de suas aptidões, profissões e vivências. Desta forma estes grupos vão se aperfeiçoando gradativamente em aprendizado, despertar e grau de evangelização.

Portanto, percebemos sim, que a Escola de Pais está em processo de expandir seus “limites” como importante frente de auxilio na evangelização do ser.

 

Marilda Raposo B. Cruz

Fraternidade Espírita Jesus de Nazaré / Itupeva

Regional Campinas

 

 

Leave a Comment