Instruí-vos

Hoje, excepcionalmente, publicamos nossa coluna sobre Formação Continuada.

Instruí-vos

Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.1

O amor nos ensina a querer sempre o bem do próximo. O estudo, a aprendizagem e o desenvolvimento da inteligência nos ajudam a criar e descobrir ferramentas para a prática do amor em ação.

O estudo é fonte que permite o adiantamento intelectual, aprimorando o avanço moral e espiritual. A instrução se expande além do meio espírita. Ao aprendermos vamos nos distanciando da ignorância e gradativamente compreendendo as Leis Divinas, que estão gravadas em nossa consciência, juntamente com as lições de nosso irmão Jesus.

Quando adquirimos o habito de pensar, refletir, questionar, indagar para entender, compreender, nos tornamos conhecedores, ampliamos horizontes, desenvolvemos virtudes e transformamos vícios. O amor precede a instrução para nossa renovação interior, afinal ‘‘conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”2.

Venho compartilhar com vocês uma prática de estudo que ocorre em nossa casa, Centro Espírita Luz do Caminho (CELUCA), da cidade de Taubaté-SP.

No início do ano de 2019, um dos métodos introduzidos em nossa casa foi o estudo em grupo. A ideia de acrescentarmos o estudo de um livro com temas relacionados ao nosso trabalho de Evangelização Infantil foi compartilhada e aceita em reunião. No início do ano fazemos o cronograma com os temas das aulas a serem desenvolvidos semanalmente. É solicitado à equipe dos evangelizadores, durante as férias, antes do retorno às aulas, que façam pesquisas sobre livros que possam contribuir para nosso aprimoramento e para nos conscientizar do compromisso assumido com Jesus.

Foi estipulada, em comum acordo, a chegada dos evangelizadores uma hora antes das aulas, para o estudo.

Inicialmente ficou estabelecido que os evangelizadores se voluntariassem, um para fazer o estudo do tema da aula e outro para o resumo de um capítulo do livro. Os demais também faziam o estudo e a leitura para acompanharem e contribuírem com suas observações, enriquecendo os momentos de aprendizagem.

Foi um período de adaptação. O texto era apresentado na linguagem adulta com sugestões, ideias e exemplos de abordagens para as aulas das crianças, conforme a idade da turma.

Inicialmente o livro de estudo foi: A Evangelização no Mais Além, do autor Lucio de Abreu, trazendo detalhes sobre a preparação para integrar a equipe de trabalho da Evangelização no além, a estrutura das salas de Evangelização, a importância da formação evangélica na vida dos espíritos encarnados e desencarnados. Foi um livro esclarecedor, que iniciou um verdadeiro despertar sobre o real compromisso assumido perante a Evangelização.

Após esse período fomos todos surpreendidos pela pandemia de COVID 19, o que fez com que as aulas presenciais fossem suspensas. Foi necessário adaptarmos, criar novos hábitos e adequar a Evangelização a essa nova realidade, com a colaboração e participação dos pais e responsáveis. Passamos a elaborar as aulas em vídeos e, na sequência, a transmiti-las online nos grupos de Whatsapp.

Foi uma fase difícil para todos nós, para nos mantermos unidos, presentes na vida uns dos outros e conectados. O formato do estudo realizado no presencial foi mantido em nossos encontros online.

Em 2020 continuamos a nos conectar uma hora antes. Após a prece iniciávamos o estudo do tema e em seguida, o capítulo do novo livro, Infância e Mediunidade, do autor Rafael de Figueiredo. Em seguida, cada evangelizador se conectava com suas turmas, conforme o horário acordado, para as aulas online. Foram mais de dois anos neste formato e o estudo estava cada vez mais presente em nosso cotidiano.

Em 2021 o livro escolhido foi A evangelização na Regeneração, médium Janaína Faria, livro em quatro fascículos, que aborda diretrizes, reflexões e sugestões pedagógicas para a evangelização espírita no terceiro milênio.

Em 2022 retornamos ao presencial. Foi um período delicado de readaptação à convivência social. Em relação aos estudos houve uma mudança no intuito de promover a participação mais ativa dos evangelizadores. Passamos a acompanhar o cronograma para fazer a divisão de estudo, conforme os ciclos das turmas, desde o Maternal até a Escola de Pais.

Escolhemos o livro O que é Evangelização de Espíritos, Eurípides Barsanulfo, por Alzira Bessa França Amui. O conteúdo é enriquecedor, são apresentados pontos básicos da metodologia que traz uma característica especial para atender o Espírito. Esta obra contém um capítulo sobre o comportamento dos Espíritos nas diferentes fases existenciais. Confesso que fiquei fascinada pela parte que fala sobre a “evangelização de idosos”, o que me levou a questionar se realmente em alguma casa ocorre esse trabalho de Evangelização.

Para o ano de 2023 escolhemos, em comum acordo, o próximo livro de estudo, A evangelização de portas abertas para o autismo, da autora Lúcia Moyses, que apresenta ao Evangelizador o entendimento de como conduzir o estudo com inclusão da pessoa autista.

A comprovação do desenvolvimento que estes estudos nos proporcionam é inquestionável, a mudança em nossa vida é uma realidade constante. Quando investimos em instrução e autoconhecimento, nos tornamos mais lúcidos na caminhada para o nosso equilíbrio e evolução espiritual.

 

Silvia Maria dos Santos Amâncio Ribeiro

CE Luz do Caminho – CELUCA

Regional Vale do Paraíba

 

Referências:

1KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 5.

2 João, 8:31