Retrospectiva da Evangelização Infantil 2022

Retrospectiva da Evangelização Infantil 2022

Neste ano, nosso tema foi Evangelização Infantil – união sem fronteiras. As consequências da pandemia – os efeitos do distanciamento, os desafios do trabalho remoto, a saúde emocional – nos levaram a pensar na união como necessidade urgente, um antídoto, uma vacina. A ausência de fronteiras, sejam elas geográficas, religiosas, sociais, amplia a ideia de união. Unir-se aos iguais é relativamente fácil, mas não tão enriquecedor. Emmanuel, no livro Fonte Viva, nos diz1:

Estimarias, talvez, que todas as rotas se subordinassem à tua e reportas-te à união, como se os demais viajores da vida devessem gravitar ao redor de teus passos…

Une-te aos outros, sem exigir que os outros se unam a ti.

Procura o que seja útil e belo, santo e sublime e segue adiante…

Esta retrospectiva é uma pequena amostra dos esforços que o movimento de Evangelização Infantil realizou em 2022 em direção à união sem fronteiras. Experiências de trabalhos inter-regionais, com o auxílio da modalidade remota, atividades envolvendo as famílias, colaboração de pessoas externas ao movimento, utilização de espaços fora da casa espírita…

Vibramos por todas e esperamos que sejam um estímulo, faíscas que acendam e mantenham o nosso propósito de (auto) evangelização ao longo do próximo ano.


Atividades promovidas pela Equipe de Apoio à Evangelização Infantil:

Whorkshop para facilitadores – Destinado àqueles que dão aulas nos cursos de formação de Evangelizadores. Contou com a participação de aproximadamente 50 facilitadores e girou em torno da questão: como dar aulas para adultos?

Curso de formação de Evangelizadores da Infância – Oferecido no formato on-line, entre 15/05 e 26/06, com 43 novos Evangelizadores certificados.

15º Encontro de Evangelizadores – Realizado em 25/09/2022, no formato on-line, teve como tema Evangelização infantil – união sem fronteiras e subtema: Conscientização da Importância do Trabalho de Evangelização Infantil. Dividiu-se em dois momentos: Na parte da manhã, uma live, que pode ser vista (ou revista) aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QPYDIwTGZrU&list=PL0q6iZxj_JFpFRe2PSXTlfoVpocLGonLm&index=10  e, na parte da tarde, encontros para conversas e reflexões, com 176 inscritos. Mais detalhes, veja em nosso blog:  https://alianca.org.br/site/2022/09/30/encontrar-o-outro-e-encontrar-se/

Grupos de estudo do livro “Curso de preparação para Evangelizador da infância” – formação continuada – Formamos oito turmas on-line, numa iniciativa piloto. Este projeto faz parte dos 50 projetos para os 50 anos da AEE. Leia mais no blog: https://alianca.org.br/site/2022/07/22/grupo-de-estudo-e-curso-de-formacao-qual-a-diferenca/

Blog da AEE: Desde 18/06/2020 temos publicado, semanalmente, textos de interesse aos Evangelizadores. Vários deles estão citados nesta retrospectiva.

Além destas tarefas, a equipe participou do Encontro da FEESP, em 03/09. O tema foi Construindo minha trajetória para o mundo de regeneração. Representamos a Evangelização Intantil da Aliança, junto à FEESP e à USE, e desenvolvemos o tema voltado para a turma do Maternal. Foi uma oportunidade de confraternização e aprendizado.


Atividades promovidas pelas regionais e suas casas:

REGIONAL CAMPINAS

CE Alvorada Cristã – Indaiatuba:

Foi desenvolvida uma ação social: crianças e pais ofereceram café da manhã para as pessoas que passavam na rua.

Impressão das mãos no muro: Nesta atividade falamos sobre a importância do estudo e da Evangelização.

CE Paulo de Tarso – Santa Bárbara d’Oeste:

No dia 15 de outubro realizamos nossa aula matinal de sábado com todas as turmas da Evangelização Infantojuvenil, Pré Mocidade e Escola de Pais no parque próximo ao centro espírita, para celebrarmos o dia das crianças e a Virada Espírita.

Antes da recepção dos alunos, os dirigentes de cada sala foram até o local para deixar as covas prontas para os plantios. Levamos o banner da Evangelização para divulgação do nosso trabalho, mesas e toalhas no chão para receber os lanches, que foi comunitário. As famílias foram recebidas com muito amor e alegria.

Após a prece de abertura plantamos duas árvores (ipê e mangueira). O café da manhã foi servido com distribuição de picolés e muitas brincadeiras. Brincamos com bexigas de água e fizemos a brincadeira musical em roda com a música Yapo, do grupo Palavra Cantada, que foram sucesso, com adultos e crianças participando com muita alegria.

Próximo ao local havia duas crianças brincando e nós as convidamos para brincar com a gente. Uma delas, de oito anos, sentiu-se acolhida e gostou tanto que insistiu para que dois evangelizadores fossem até sua casa para explicarmos o que estávamos fazendo e que queria participar das aulas de sábado.

Finalizamos este dia com os corações cheios de alegria e a certeza de que plantamos uma sementinha no coração daquela criança e da família e de que levamos a alegria para as famílias que estiveram presentes.

No dia 03/12/22, sábado de manhã, encerramos as aulas da Evangelização com todas as turmas juntas e os voluntários, no parque próximo ao centro espírita. Fizemos a prece de abertura em roda com a canção Fecho os meus olhinhos, para as crianças do Maternal participarem. Em seguida, a prece espontânea. Depois brincamos em roda com a brincadeira musical Se os passarinhos voam, eu também quero voar!

Após esquentar os esqueletos, fizemos uma atividade em família. Dividimos as famílias em seis grupos. Cada grupo recebeu uma dica / enigma para encontrar uma parte da música Sal da Terra. Esta música foi dividida em seis partes e cada parte foi escondida em um local diferente do parque.

Após encontrar foram até o local onde estávamos reunidos inicialmente. Pedimos para lerem o que encontraram, chamamos para reflexão sobre o significado da música e abrimos para comentários. Em seguida cantamos juntos a música, tomamos o café da manhã comunitário com distribuição de picolés e fizemos a brincadeira com as bexigas com água. E assim, com muita gratidão e alegria, finalizamos este ano de 2022.

Casa Alvorada Cristã – Cosmópolis:

Preleção na Assistência Espiritual: Com o tema piedade filial, que envolve família, uniram-se Evangelizadores, crianças e jovens. Inicialmente falou-se que muitos de nós chegamos nesta casa num momento de dor. Mas podemos mudar isso trazendo as crianças desde muito cedo… Ao final os Evangelizadores foram chamados à frente e os assistidos foram convidados para fazer parte desta família. Também foi fixado um cartaz / convite para conhecerem a Evangelização Infantil.

Dia da família: Atividade realizada com as mães em maio/22.

Veja (ou reveja) outras experiências de casas da regional Campinas em nosso blog:

Casa de Oração Caminho da Paz – Artur Nogueira:

https://alianca.org.br/site/2022/12/23/evangelizacao-infantil-na-assistencia-espiritual-de-adultos-uma-experiencia-natalina/

Encontro de Pais, crianças e Evangelizadores:

https://alianca.org.br/site/2022/12/10/encontro-tambem-e-confraternizar-para-melhor-servir/


REGIONAL SP LESTE

Live em que trouxemos reflexões sobre o “Modo de Fazer em sua Casa” e tivemos a participação da Mocidade com sua música;

Participação de Ala Mitchell, escritor de obras para a infância, contribuindo com seus conhecimentos e seus livros. Ele conhece muito bem a Doutrina Espírita e a Evangelização Infantil;

Live sobre a Escola de Pais (Sala de Pais), tratando de O livro dos Pais, conduzida por Leandro Machado, que também já foi Evangelizador Infantil, com a presença dos evangelizadores Simone Kobaiaci, CEAE Manchester/Nice, e Alessandro Sanches, CEAE Vila Formosa, que contribuíram com seus conhecimentos e vivências;

Curso on-line para a Formação de Novos Evangelizadores da Infância. Recebemos alunos de diversas regionais e do exterior, como Líbano e Espanha;

Como fazemos parte da equipe de apoio à Evangelização Infantil da AEE, contribuímos com a RGA, o Workshop de Facilitadores, o Curso de Formação de Novos Evangelizadores, o 15º Encontro de Evangelizadores da Infância e o Grupo de Estudos de Formação Continuada.

Veja (ou reveja) também esta experiência do CEAE Jardim Marília, da regional SP Leste, em nosso blog:

Projeto de dança: https://alianca.org.br/site/2022/07/29/quem-danca-e-mais-feliz/


REGIONAL LITORAL CENTRO

Em 2022 as casas da Regional Litoral Centro retornaram as atividades presenciais de forma gradual. Foi indescritível a emoção de estar com os pequeninos, olhando nos olhinhos de cada um.

Outro momento emocionante foi o Primeiro Encontro de Evangelizadores Infantis da Regional, que ocorreu no dia 12 de junho. Pudemos sentir a ligação com os mentores espirituais, o amparo e o carinho desses amigos neste trabalho de amor e luz que nos une e fortalece.

Contamos com 36 participantes. Durante todo o Encontro verificamos como estávamos necessitados deste momento, de sermos ouvidos, necessitados de falar e deste acolhimento.

Sentimos o amparo e o amor de Jesus nesta proposta de Evangelizar e saímos fortalecidos no propósito do nosso trabalho. Gratidão a Deus e a Jesus pela oportunidade vivenciada! (foto)

Vale a pena ler de novo:

Mostra Espírita:

https://alianca.org.br/site/2022/11/11/mostra-espirita-uma-oportunidade-de-uniao/


REGIONAL RIBEIRÃO PRETO

CEAE Machado:

Hoje eu quero repartir com vocês, não só com os meus amigos da Evangelização Infantil da Machado de Assis de Ribeirão Preto, o amor que cada um traz ao trabalhar com as crianças.

Esta pequena história vai começar assim:

Tudo começou no Natal passado, quando tivemos que fazer um drive thru de cartinhas com nossas crianças. Elas levavam a carta para o Papai Noel e nós entregávamos, de máscara, uma lembrança. Afinal, eles não entendiam muito bem o afastamento da Evangelização Infantil e registramos assim:

Voltamos!!! Em menor número, sem alguns dos amigos, mas o coração era forte e pulsava o amor que gostamos de dividir com todos da Evangelização Infantil. Claro que tínhamos que mostrar isso, e logo criamos o nosso portal da Alegria.

E voltamos em março 2022. Com mais alegria. Juntos, porém com restrições.

E agora, como será?

Passou o ano, trabalhamos, aprendemos, sorrimos, cantamos, criamos, desejamos, fizemos tudo juntos. E hoje já estamos nos misturando, mais fortes, mais unidos, divulgando o quanto é bom trabalhar na Evangelização Infantil, pois estas crianças serão com certeza nossos Evangelizadores, nossos replicadores, no futuro bem próximo. Mesmo que não seja na nossa casa, mesmo que não seja na nossa doutrina, mas sim replicadores da palavra do Mestre, do respeito e do amor que ele nos passou. Por isso chegamos aqui desejando um Feliz Natal! E um lindo e prospero 2023!

Este é o nosso grupo, hoje.


REGIONAL SP CENTRO

CE Caminho da Redenção:

A Evangelização Infantil conta com dez evangelizadores, sendo que dois se revezam na Escola de Pais, atendendo 24 crianças. Outros oito voluntários atuam na Assistência Espiritual Infantil.

Ao chegarem ao centro, as crianças fazem atividades lúdicas de pintura, jogos etc. Em seguida fazemos a preparação conjunta e sempre cantamos alguma música. Após, as crianças vão para as salas durante aproximadamente 45 minutos de aula, que termina com as vibrações. Seguem então para o tratamento espiritual. Ao final elas sempre querem brincar de alguma atividade na sala, com os colegas da turma.

CEAE Genebra:

Com sete evangelizadores, sendo um dirigente da Escola de Pais, atende 16 crianças e seis familiares.

CE Vinha de Luz:


CUBA

Sociedad Espírita Gracias a Dios:

Nueva Vida:

CEAE La Habana:


Ainda, em nosso blog:

REGIONAL SP SUL

 CEB Seara de Luz:

https://alianca.org.br/site/2022/12/02/evangelizar-e-preciso/

ARGENTINA

CEAE Edgard Armond / Espacio de Educación integral Casa del Camino:

https://alianca.org.br/site/2022/09/09/experiencia-de-evangelizacion-infantil/

REGIONAL VALE DO PARAÍBA

Fraternidade Paulo de Tarso:

https://alianca.org.br/site/2022/08/14/a-banda/


A união fraternal é o sonho sublime da alma humana, entretanto, não se realizará sem que nos respeitemos uns aos outros, cultivando a harmonia, à face do ambiente que fomos chamados a servir. Somente alcançaremos semelhante realização “procurando guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz”1.

Aliança Espírita Irma de Castro – Abreu e Lima / Regional Campinas

Equipe editorial do blog para a Evangelização Infantil – AEE

Referências:

1XAVIER, Francisco C. Fonte Viva. Lição 49: União fraternal.