Grupo Socorrista Emmanuel

Grupo Socorrista Emmanuel

Há 46 anos em Aliança, construindo o Movimento Espírita em Peruíbe e região

O Grupo Socorrista Emmanuel (GSE), fez 46 anos de atuação no movimento espírita de Peruíbe no litoral Sul de SP. Nesse tempo, o GSE participou não apenas da construção do movimento espírita na região como também da história da própria cidade, já que Peruíbe tem apenas 64 anos desde a sua emancipação de Itanhaém (uma das cidades mais antigas do Brasil!). Em comemoração ao 46° aniversário da casa, seu atual presidente Rafael Kohatsu e a Rafaela Alfino, voluntária da casa, empreenderam um projeto de construção de um documentário com a linda história da casa disponível no Youtube no seguinte link: Documentário Emmanuel.

De certa forma, a história do GSE está ligada à casa Amantes da Pobreza em Matão – SP, que foi fundada, entre outras pessoas, por Cairbar Schutel e Guilherme Gaspar, que era avô de Lúcia T. Bochicchio. Cairbar já notava a mediunidade aflorada da menina e a incentivou a seguir o caminho da doutrina espírita. Anos depois, no fim da década de 70, já Discípula de Jesus, Dona Lúcia e sua família se mudam para Peruíbe, cidade no litoral sul de São Paulo, e  encontram apenas um grupo de espíritas que se reuniam, mas não encontra nenhuma casa espírita estruturada para dar continuidade aos seus trabalhos. Em momento oportuno, ao compartilhar suas angústias com Edgard Armond, o Comandante foi bastante incisivo: “Como discípula de Jesus, Lúcia tinha o dever de fundar uma casa espírita naquela cidade.”

Então, um pequeno grupo de médiuns começou a se reunir e a somar forças para conseguir doações e adquirir o terreno e construir a sede do grupo. Em um terreno que não tinha grande potencial aos olhos da matéria, D. Lúcia teve uma visão de um belo e imponente cavalo branco pastando e soube que era ali que a casa deveria ser construída. Hoje, depois de diversas mensagens dos benfeitores espirituais que acompanham os trabalhos, tomamos conhecimento de que o Grupo Socorrista Emmanuel – cujo nome tampouco foi fruto do acaso – já funcionava como um pronto socorro no plano espiritual desde muito antes de sua efetivação na matéria e agora, com o crescimento dos trabalhos, que a casa também está ligada no plano espiritual a um tipo de hospital e a um educandário, com intensos trabalhos.

Nos primeiros anos, a casa contou com a colaboração de casas da Aliança em São Vicente e São Paulo com voluntários que auxiliaram na realização de cursos, aulas e palestras. Assim, com muito suor e dedicação dos abnegados trabalhadores do Cristo, em 17 de junho de 1978, o GSE é oficialmente inaugurado. Os próximos anos são cheios de histórias de amor e caridade de todos que se dedicaram à Casa e à construção do movimento espírita na região.

Em 2021, uma nova etapa dessa história se inicia quando os voluntários do GSE assumem a Casa Espírita Pouso de Luz, também com uma história de mais de 40 anos na cidade, porque a pandemia de 2020 e 2021 trouxe sérias consequências para o grupo de voluntários daquela época e, a fim de evitar o encerramento das atividades do Pouso de Luz, os trabalhadores do GSE resolveram se unir para manter essa Casa de Jesus em funcionamento. Depois de alguns anos de reformas e preparações, o Pouso de Luz voltou a funcionar esse ano, com atividades de assistência e evangelização, tornando-se grupo inscrito na Aliança Espírita Evangélica.

Atualmente (2024), a casa faz parte da Aliança Espírita Evangélica com todos os trabalhos do seu programa: a assistência espiritual padronizada, a evangelização infantil, pré-mocidade, mocidade e duas turmas da Escola de Aprendizes do Evangelho em andamento: a 21ª e a 22ª turmas. Nos sábados de manhã, os trabalhos com a evangelização infantil e com os jovens (mocidade e pré-mocidade) são feitos com muito carinho por nossos evangelizadores no esforço de plantarmos e cultivarmos a semente do evangelho no coração das nossas crianças e jovens que serão o futuro do nosso movimento espírita!

Daniel Augusto Rodrigues de Mendonça

Grupo Socorrista Emmanuel