Como despertar o gosto pela leitura

Como despertar o gosto pela leitura

Quando falamos em leitura logo pensamos que é uma viagem que nos leva a conhecer pessoas e desbravar muitos lugares, mesmo sem sair de casa ou do lugar em que estamos. Dessa maneira, nós que amamos o ato de ler, pensamos em como influenciar nossas crianças e jovens e passar a eles o amor que temos por essa atividade que tanto nos faz bem. Existem diversas formas de incentivar esse hábito. Isso mesmo, a leitura torna-se um hábito saudável que nos acrescenta cultura e conhecimento, capaz de transformar nossas vidas, quando escolhemos boas obras literárias.

O gosto pela leitura pode ser despertado desde a tenra idade, pois no início da infância a curiosidade é muito latente. Assim, é importante estimulá-lo com abordagens atraentes. Muitas crianças gostam de livros coloridos, histórias em quadrinhos e revistas, que podem ser oferecidos, para que seja um momento feliz, algo agradável e lúdico.

Sabemos que atualmente a Internet é bastante presente na vida das crianças e jovens. Temos a possibilidade de ler por meio de aparelhos eletrônicos como leitores de livros digitais, notebooks e celulares, o que também pode ser incentivado, haja vista que a tecnologia faz parte do universo da maior parte dos jovens. O importante é focar na leitura que seja prazerosa e útil e contribua com seu desenvolvimento cognitivo.

 

Diante disso, enquanto evangelizadores ou familiares, faz-se necessário incentivar a leitura, oferecendo um cardápio de livros próprios para a idade e que tenham conteúdos com os quais a criança e o jovem possam ter um repertório literário enriquecido e ampliado, contribuindo assim com seu desenvolvimento intelectual e moral.

Nas casas espíritas podemos incentivar a leitura oferecendo livros ao alcance das crianças e dos jovens, seja expostos em estantes, em uma mesa com cardápio de livros variados, num varal ou armazenados em cestos ou caixas, lembrando-nos de separar conforme a faixa etária, com assuntos que estejam conforme os propósitos a serem alcançados.

No Centro Espírita Aprendizes do Evangelho – Poá temos uma estante no hall de entrada, com livros voltados para a doutrina espírita e outra estante na sala da Evangelização Infantil para o público infantojuvenil. Assim os livros são expostos e os frequentadores podem pegar emprestados e devolver ao término da leitura. Com isso, é realizado um uso compartilhado do acervo, em que não há nenhum tipo de obrigação de devolução. No entanto, as estantes estão sempre cheias, pois as doações são constantes e as devoluções são feitas de forma natural e solidária, uma vez que há sempre um próximo leitor à espera da obra devolvida.

 

E você, que ações realiza para estimular a leitura entre crianças e jovens na casa espírita?

 

Viviane Araujo de Melo

Centro Espírita Aprendizes do Evangelho- Poá/ SP

Regional SP Leste

Equipe de Apoio à Evangelização Infantil

 

Sugestões de livros infantis:

Meu Pequeno Evangelho – Turma da Mônica, por diversos autores.

Jesus no Meu Lar – Turma da Mônica, Luis Hu Rivas, Ala Mitchell / Ilustrações: Mauricio de Sousa.

Allan Kardec princípios e valores – Turma da Mônica, por Luis Hu Rivas, Ala Mitchell / Ilustrações: Mauricio de Sousa.

Para adquirir livros espíritas pelo site: http://editoraalianca.com.br/